quarta-feira, 22 de junho de 2011

EUA 'DESENVOLVIMENTISTAS'!?!

Estado fraco a mercê do "mercado"

[No Brasil, 'desenvolvimentismo' era coisa de 'jurássicos'. Os demotucanos impuseram, nos anos 90, trágicas medidas 'modernas', de 'avanço', que visavam ao Estado fraco, a mercê do “mercado” (dos grandes grupos econômicos e financeiros estrangeiros)]

Por Luiz Carlos Bresser Pereira

Os EUA demoraram mais para perceber que um Estado fraco não gera um mercado forte. Foi preciso a crise financeira brutal de 2008

O jornal “Valor” publicou na semana passada uma notícia reveladora. Em sua edição do dia 13, informou que "Obama pretende criar um banco semelhante ao BNDES". Não pude deixar de achar graça.

Estariam os Estados Unidos se voltando para o ‘famigerado desenvolvimentismo’ [idéia que nos impuseram nos anos 90], depois de haverem brandido por muitos anos a bandeira do neoliberalismo e terem pregado a privatização, a liberalização e a desregulamentação geral, em nome de uma racionalidade supostamente superior que modelos econômicos matemáticos justificariam?

O correspondente do jornal em Washington, Alex Ribeiro, informa que "o governo Barack Obama aposta as suas fichas na criação de uma espécie de BNDES americano para financiar projetos de transporte, energia e saneamento". Essa é uma boa notícia. O grande país está, afinal, se dando conta do preço alto que está pagando por ter adotado o credo neoliberal.

Enquanto os Estados Unidos investem apenas 2% de seu PIB em infraestrutura, a China investe 8%. Enquanto o PIB dos Estados cresceu, nos últimos 30 anos, 1,7 vezes, o da China cresceu 17,7 vezes! Eu não diria que essa diferença enorme de desenvolvimento se deveu, exclusivamente, à política econômica neoliberal americana. Os Estados Unidos estão em estágio mais avançado de desenvolvimento, e é natural que sua taxa de crescimento seja menor.

Mas a diferença é muito grande, e somente pode ser explicada por políticas e por reformas econômicas que equivocadamente opuseram o Estado ao mercado, enquanto na China as duas instituições eram combinadas.

Os neoliberais não compreenderam que não vivemos mais no capitalismo "dos capitalistas" do século 19, em que o mercado era pobremente regulado pelo Estado e as taxas de crescimento eram muito baixas.

Vivemos no capitalismo "dos profissionais" ou na sociedade do conhecimento. Vivemos em um tempo em que a revolução da tecnologia da informação aumentou a capacidade de planejamento e controle dos sistemas econômicos e viabilizou taxas de crescimento muito maiores para os países que se aproveitam desses novos recursos. Mas, para isso, é preciso associar capitalistas e profissionais, mercado e Estado, concorrência e planejamento.

E construir uma estratégia nacional de desenvolvimento da qual os trabalhadores sejam parte.

Essa não é uma combinação fácil, mas o fordismo "a coalizão política que caracterizou os Estados Unidos entre o início do século 20 e os anos 1970" aproximou-se desse modelo, especialmente durante o ‘New Deal’. O Brasil, entre 1930 e 1980, também cresceu de forma extraordinária porque soube associar Estado e mercado.

Mas, nos anos 1970, cometeu o erro de aceitar indiscriminadamente os capitais externos, se endividou, se enfraqueceu, e, afinal [nos anos 90 dos demotucanos], se rendeu ao neoliberalismo. Nos últimos anos, porém, os brasileiros perceberam seu erro, e tentam sair da armadilha. Os Estados Unidos demoraram mais para perceber que um Estado fraco não gera um mercado forte. Foi preciso a crise financeira brutal de 2008 para que começassem a acordar.

A regulamentação dos mercados financeiros pela ‘Lei Dodd-Frank’ fortaleceu Estado e mercado [nos EUA]. Agora, a possível criação de um BNDES americano aponta na mesma direção. Mostra que cabe ao Estado planejar os grandes investimentos e contribuir para seu financiamento.

E assinala que um Estado capaz e desenvolvimentista é essencial para que o mercado seja vivo e competitivo.”

FONTE: escrito por Luiz Carlos Bresser Pereira e publicado na Folha de São Paulo (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1906201106.htm) [entre colchetes adicionados por este blog democracia&politica].

Nenhum comentário: