sábado, 18 de junho de 2011

FIM DE SUBSÍDIO AO ETANOL NOS EUA É VITÓRIA, DIZ DILMA


Por Anne Warth e Gustavo Porto, da "Agência Estado":

“A presidente Dilma Rousseff disse sexta-feira (17), em entrevista coletiva, em Ribeirão Preto (SP), que o fim das barreiras contra o etanol brasileiro nos Estados Unidos representa uma vitória para o País. Embora admita que, em termos práticos, a medida aprovada quinta-feira (16) no Senado norte-americano ainda dependa da sanção do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Dilma disse que a decisão representa reconhecimento de que o etanol brasileiro não competia em condições de igualdade nos EUA.

"Mesmo não sendo imediatamente aplicável, dependendo, eu não sei do que direito, é um avanço, porque pela primeira vez aparece claramente uma posição que reconhece que tem incentivos, subsídios e protecionismo excessivo" [nos EUA], afirmou. "Então, eu não sei como vai ser a eficácia disso, mas aconteça o que acontecer, tem um fator simbólico muito importante para nós, que é o reconhecimento de que não é um mercado perfeito aquele do etanol brasileiro nos Estados Unidos. Assim, para nós, e acho que para todos os brasileiros interessados no assunto, se constitui numa vitória, mesmo que o resultado prático não seja imediato."

Dilma disse, ainda, esperar que os produtores brasileiros tenham capacidade para abastecer o mercado externo, depois da crise nos últimos meses com a falta de álcool no mercado interno. "Eu acredito, e o governo vai fazer isso, tanto na consciência dos produtores de etanol, quanto na eficácia das políticas do governo. Nós estamos fazendo esforço enorme no sentido de garantir aumento da produção de etanol.”

FONTE: reportagem de Anne Warth e Gustavo Porto, publicada pela Agência Estado (http://economia.estadao.com.br/noticias/not_72172.htm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: