domingo, 19 de junho de 2011

GLOBO AMEAÇOU ROMPER CONTRATO “CRIANÇA ESPERANÇA” COM UNESCO

Comparato: GLOBO AMEAÇOU ROMPER CONTRATO COM UNESCO

Fábio Konder Comparato

Por Luiz Carlos Azenha

“O jurista Fábio Konder Comparato disse, sexta-feira, em Brasília, em palestra no II Encontro Nacional de Blogueiros, que a Globo ameaçou romper seu contrato com a UNESCO para promover o ‘Criança Esperança’ depois que o organismo ligado às Nações Unidas publicou, em fevereiro deste ano, um estudo sobre o ambiente regulatório para radiodifusão no Brasil.

O estudo é de autoria de Toby Mendel e Eve Salomon: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/the_regulatory_environment_for_broadcasting_pdf_only/

O estudo concluiu o óbvio: a mídia brasileira é dominada por 35 grupos, que controlam 516 empresas; uma única rede detém 51,9% da audiência nacional. A média de TVs ligadas entre as 7 da manhã e a meia-noite atinge 45% da população brasileira, um dos maiores índices do mundo. Os dados foram citados por Comparato em sua palestra.

Segundo ele, depois da publicação do estudo, a TV Globo disse aos autores, Toby Mendel e Eve Salomon, que poderia romper o vínculo entre a emissora e o programa “Criança Esperança”.

Embora a concentração da mídia seja fartamente conhecida no Brasil, o documento da ‘Organização das Nações Unidas para a Educação’, a ‘Ciência e a Cultura’, reforça a credibilidade internacional dos que lutam por um novo marco regulatório da comunicação no país.”

FONTE: escrito pelo jornalista Luiz Carlos Azenha e publicado em seu portal “Viomundo”  (http://www.viomundo.com.br/denuncias/comparato-globo-ameacou-romper-contrato-com-unesco.html) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: