domingo, 26 de junho de 2011

CRESCEM AS AMEAÇAS DOS ESTADOS UNIDOS À VENEZUELA

Por Brizola Neto

Os EUA "bebem" 1,2 milhão de barris de petróleo [venezuelano] todos os dias

Os Estados Unidos assumiram um tom de aberta hostilidade, sexta-feira [24], contra o governo venezuelano. Os americanos já haviam imposto sanções à petrolífera venezuelana, a PDVSA, por manter negócios comerciais com o Irã, no último dia 24.

Agora, subiram o tom:

"Estados Unidos continuam vigiando a Venezuela" e “nenhuma opção está fora da mesa” quanto a sanções [as tradicionais invasões militares inclusive?] contra o governo de Hugo Chávez, disse Kevin Whitaker, do escritório para América Latina do Departamento de Estado em uma audiência sexta-feira no Congresso americano.


Um dos deputados chegou a pedir que o governo declare embargo às compras do petróleo venezuelano.

O chefe da subcomissão para América Latina da Câmara dos Deputados, diz a [agência francesa de notícias] AFP, o republicano Connie Mack (Flórida), insistiu para que a Venezuela seja classificada como “Estado patrocinador do terrorismo”, título que os Estados Unidos dão a Cuba, Irã, Sudão e Síria.

Mas o coordenador de antiterrorismo do Departamento de Estado, Daniel Benjamin, recusou a ideia. Não mencionou, é claro, que os EUA “bebem” 1,2 milhão de barris de petróleo venezuelano todos os dias.

Sua explicação foi de que isso poderia ser usado políticamente por Chávez “como um ataque contra seu governo” e apelar ao “sentimento nacional”.

E não é um ataque ao seu governo?

Na mesma ocasião em que se puniu a PDVSA por fazer negócios com o Irã, outras sete empresas foram sancionadas: PCCI (Jersey/Irã), Real Oyster Group (Emirados Árabes Unidos), Speedy Ship (Emirados Árabes Unidos), Tanker Pacific (Singapura), Ofer Brothers Group (Israel) y Associated Shipbroking (Mônaco), foram penalizadas pelo mesmo tipo de negócio com os iranianos que a PDVSA, mas ninguém foi chamado de “patrocinador do terrorismo” por isso.”

FONTE: escrito por Brizola Neto e publicado em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/estados-unidos-fazem-ameaca-a-venezuela/) [título e entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: