quinta-feira, 30 de junho de 2011

BRASIL FECHARÁ 2011 COM 4% DE CRESCIMENTO E 5,8% DE INFLAÇÃO

“O Banco Central (BC) manteve a estimativa de crescimento da economia neste ano. A previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) —soma de todos os bens e serviços produzidos no país— permanece em 4%, segundo o ‘Relatório Trimestral de Inflação’, divulgado na quarta-feira (29).

Segundo o BC, o PIB está em um novo ciclo de expansão, após a recuperação da crise financeira internacional de 2008 e 2009. A economia se encontra “em ritmo de crescimento mais condizente com taxas sustentáveis no longo prazo, e que devem levar à diminuição do descompasso existente entre o crescimento da absorção doméstica [demanda por bens e serviços] e a capacidade de expansão da oferta”, aponta o relatório.

O BC também aumentou a projeção para a inflação oficial neste ano. A estimativa para o ‘Índice de Preços ao Consumidor Amplo’ (IPCA) subiu 0,2 ponto percentual, para 5,8%, segundo o Relatório Trimestral. A projeção para 2012 passou de 4,6%, no relatório anterior, para 4,8%, mais próxima do centro da meta de inflação para este e o próximo ano, 4,5%. Essa meta tem, ainda, margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Der acordo com o relatório, a estimativa de inflação menor no próximo ano reflete efeitos de medida adotada em dezembro de 2010 de aumento dos depósitos compulsórios dos bancos no BC, retirando, assim, recursos de circulação. Também influenciaram a projeção as elevações da taxa básica de juros, a SELIC, nas últimas reuniões do ‘Comitê de Política Monetária’ (COPOM) do BC. Nesse cenário, a probabilidade estimada de a inflação ultrapassar o limite superior do intervalo de tolerância da meta (6,5%) em 2011 é 22% e, em 2012, fica em torno de 14%.

FONTE: portal “Vermelho”, com informações da Agência Brasil (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=157472&id_secao=2) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: