domingo, 19 de junho de 2011

ESPANHA QUER PARTICIPAR DO CONSELHO DE DEFESA DA UNASUL...


[OBS deste blog 'democracia&politica': Os EUA, via OTAN, da qual a Espanha faz parte, desejam fiscalizar e controlar o Conselho de Defesa da UNASUL. Assim, por aproximação aparentemente 'inocente' da Espanha, ela manifesta desejo de integrar o referido conselho. Parece que alguns latino-americanos não percebem...]

Por Eugênio Issamu, no blog do Nassif:

“Nassif, você há três anos escreveu assim: "Unasul é passo importante para integração regional" (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=35424&id_secao=7)

Hoje (17), sai esta bomba:

ESPANHA QUER PARTICIPAR DO CONSELHO DE DEFESA DA UNASUL

Eu, particularmente, sou extremamente contra. Nem que a Espanha se excluísse da OTAN e apoiasse a reivindicação da Argentina na 'Questão Malvinas':

A ESPANHA ESTÁ INTERESSADA EM PARTICIPAR DO CONSELHO DE DEFESA DA UNASUL (UNIÃO DAS NAÇÕES SUL-AMERICANAS), INFORMOU O CHANCELER DO EQUADOR, RICARDO PATIÑO.

Patiño, em visita oficial a Madri, afirmou que a ministra da Defesa da Espanha, Carmen Chacón, expressou o interesse de seu país em "vincular-se e estabelecer um marco de cooperação" com o Conselho de Defesa.

O chanceler ainda declarou que "o Equador também está interessado no possível vínculo da Espanha", motivo pelo qual levará essa proposta ao Conselho, organismo coletivo em que as decisões são tomadas por consenso.

O Conselho de Defesa, presidido pelo Peru desde janeiro, depois de ter ficado a cargo do Equador por dois anos, tem, entre suas atividades previstas, divulgar, ainda este ano, os gastos na área de defesa dos países que formam o bloco regional.

Além disso, o conselho também deverá aprovar os instrumentos de transparência por parte dos chanceleres da região e colocá-los em prática. Esses mecanismos de controle surgiram [não somente] com a preocupação de vários países com a presença norte-americana em sete bases colombianas.

A nova secretária-geral, María Emma Mejía, deu início sexta-feira (17) a seu mandato, com a assinatura do acordo para que a sede permanente do órgão comece a funcionar em Quito, capital do Equador.

Para Mejía, ex-chanceler da Colômbia, que ocupará a secretaria até maio de 2012, o início das atividades nessa sede significa "importante passo na construção da institucionalidade da UNASUL".

O tratado constitutivo da UNASUL entrou em vigor em 11 de março [deste ano] com a sanção do Uruguai. Depois disso, a Colômbia ratificou o texto. O documento, agora, aguarda a aprovação do Paraguai e do Brasil.”

FONTE: portal do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/unasul-em-construcao#more) [imagem do Google adicionada por este blog].

Um comentário:

Probus disse...

Sou o Eugênio Issamu, lendo a postagem, vi a Nota de Observação acima da minha postagem que foi publicada no Portal Luis Nassif e, ao meu ver, dá a entender que eu, Eugênio Issamu, sou inocente quanto a geopolítica, que eu manifesto interesse que a PIRATA Espanha venha a integrar o UNASUL, ou que eu não percebo a jogada da OTAN para o Atlântico Sul, com destaque, o cobiçado Cabo HORNS e o Arquipélago das Malvinas.
Esta região é uma das únicas do planeta que as potências não mantém sob controle militar e, mais importante que a Argentina retomar a posse das Ilhas Malvinas será o UNASUL proibir o uso do arquipélago (pois ainda tem Sandwich e Geórgia do Sul) como Base Militar de qualquer tipo.

Portanto, eu gostaria de deixar bem claro que:

“Nassif, você há três anos escreveu assim: "Unasul é passo importante para integração regional", quem escreveu isso foi eu, Eugênio Issamu.

"Hoje (17), sai esta bomba:", quem escreveu isso foi eu, Eugênio Issamu.

"Eu, particularmente, sou extremamente contra. Nem que a Espanha se excluísse da OTAN e apoiasse a reivindicação da Argentina na 'Questão Malvinas':", quem deu este parecer foi eu, Eugênio Issamu.

É tanto que foi feito este comentário (sab, 18/06/2011 - 18:45, por junior50) e eu respondi (dom, 19/06/2011 - 03:03, por Eugênio Issamu).
Nesta resposta tem vários links que são bem interessantes quanto a questão supra. E, esclarece outra coisa, que quem é o nosso maior adversário na OTAN chama-se PORTUGAL, por mais incrível que pareça, se bem que eles são herdeiros de SALAZAR...

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/unasul-em-construcao

Eu, Eugênio Issamu, tenho minhas muitas reservas quanto ao Nelson Jobim, mas, quem mais foi contra, abertamente, a atuação da OTAN no Atlântico Sul foi Nelson Jobim, como eu mostro em meus posts todas as suas declarações em palestras internacionais. Como também, foi Jobim quem SABOTOU a atuação do BraSil no Mar do Líbano e, quem fez pouco caso da clara e evidente sabotagem industrial dos EUA pactuando atrasos com a ALARANJADA Ucrãnia, em Alcântara.

O renascimento de Alcântara
http://outroladodanoticia.com.br/inicial/19135-o-renascimento-de-alcantara.html

OBS: No primeiro link estão todas as palestras e manifestações de Nelson Jobim, inclusive, com pareceres dos lusitanos. Jobim pode até ter se vendido aos EUA, mas nunca se vendeu a EUROPA.
E, porque não se aliar a Rússia, a Índia ou a China, foi o que deu a entender que seu ÚNICO interesse e objetivo foi: Aos EUA e só aos EUA.