sexta-feira, 24 de junho de 2011

PETRÓLEO: PRODUÇÃO DE SANTOS DÁ SALTO COM PRÉ-SAL


Exploração: Expectativa é de que a bacia feche o ano de 2012 produzindo o volume de 206 mil barris por dia

“A Bacia de Santos deverá encerrar este ano com produção de 150 mil barris de óleo por dia, aumento de 50% em relação aos atuais volumes.

O grande responsável pelo salto será o polo do pré-sal, que duplicará a performance, saindo de atuais 60 mil barris para prováveis 100 mil barris. "Mais rápido que isso não conheço empresa que fez. Entre a descoberta do pré-sal e o primeiro sistema definitivo foram quatro anos", afirma o gerente-geral da Unidade de Operação de Exploração e Produção da Bacia de Santos, José Luiz Marcusso.

Os volumes dizem respeito à Petrobras e mais a fatia dos parceiros da estatal na exploração. Até 2006, a Bacia de Santos fornecia cerca de 5 mil barris por dia. A primeira produção definitiva em um campo do pré-sal começou em outubro de 2010, com o 'programa piloto de Lula' (o navio-plataforma FPSO Cidade de Angra dos Reis). Hoje, a embarcação tem apenas um poço interligado. Até dezembro, serão conectados mais dois. Com os dois 'Testes de Longa Duração' (TLDs) nos campos de 'Guará' e de 'Lula Nordeste', no total serão cinco poços interligados no pré-sal até o fim do ano, perfazendo os 100 mil barris por dia.

"Daria até para produzir mais, só não vamos porque tem a limitação de queima pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) e pelo IBAMA para os TLDs", afirma o gerente-geral da unidade.

Já no fim de 2012, outro grande salto é esperado. A estimativa é que a Bacia de Santos encerre o próximo exercício com 206 mil barris/dia. Além da fatia do pré-sal, que chegará a 130 mil barris/dia, os outros quatro polos também devem aumentar o fornecimento. O destaque será 'Tiro' e 'Sídon', no polo Sul, que duplicará o fornecimento atual, com produção operada estimada em 50 mil barris por dia com o 'FPSO Cidade de Itajaí'. "Será o grande próximo sistema a entrar na bacia", anunciou Marcusso.

Por conta das perspectivas de 'Tiro' e 'Sídon', a companhia criou, no ano passado, a 'Unidade de Operações de Exploração e Produção do Sul' (UO-Sul).

Os demais polos da bacia (Uruguá, Mexilhão e Merluza) devem finalizar o ano de 2012 com produção operada total de 26 mil barris de óleo por dia. Em abril, a Petrobras iniciou o comissionamento (atividade que antecede a produção estabilizada) dos sistemas de gás natural da malha de dutos na bacia. "Estamos falando de rede de gasodutos de, aproximadamente, 535 quilômetros, somando Uruguá-Mexilhão, Mexilhão-UTG Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba (CA) e Lula-Mexilhão", explica ele.

Até o final de julho, deve ter início o comissionamento com gás do trecho entre 'Lula' e 'Mexilhão'. Toda a infraestrutura de gás da bacia vai atender ao escoamento de até três grandes projetos do pré-sal (os pilotos de 'Lula', de 'Guará' e de 'Lula Nordeste'). Com esses três sistemas definitivos, a companhia poderá escoar até perto de 10 milhões de metros cúbicos por dia no gasoduto 'Lula-Mexilhão'.

Finalizada o que considera a primeira fase da Petrobras na Bacia de Santos, com a estruturação do sistema de gás e a produção no pré-sal, Marcusso destaca agora o foco na operação logística. A bacia terá duas novas bases em terra para alimentar as plataformas com suprimentos e embarcar o pessoal. Serão em Itaguaí (RJ) e em Guarujá (SP). Nesse último caso, a unidade ficará em parte da base aérea da Aeronáutica, às margens do canal de navegação do porto de Santos.

A petrolífera assinou acordo com a Aeronáutica no ano passado e espera começar a operar a gleba de 600 mil metros quadrados em meados desta década. "A área de Itaguaí tem uma discussão que envolve outras empresas", afirma Marcusso. O conjunto logístico em Guarujá terá porto, aeroporto, laboratório, armazenamento e centro de defesa ambiental. Ainda há possibilidade de a Petrobras usar uma retroárea próxima à rodovia Cônego Domênico Rangoni, antiga Piaçaguera-Guarujá. "Estamos estudando", diz o gerente-geral. Hoje a companhia é atendida na parte aérea a partir de Jacarepaguá (RJ), Itanhaém (SP) e Navegantes (SC). No modal marítimo, usa os portos do Rio (RJ) e de Itajaí (SC).

Ainda neste mês, o executivo crê que devem ter início as obras de construção da sede da Petrobras em Santos, no bairro Valongo, próximo à entrada da cidade e ao porto. Serão três torres de 17 andares com capacidade para 2,2 mil funcionários cada uma. A primeira fase contempla a construção da infraestrutura, o primeiro edifício e o museu da história do petróleo e do desenvolvimento da Bacia de Santos. Entre contrato com a empresa vencedora da licitação, projetos arquitetônico e executivo e trabalhos de sondagem, o investimento é de R$ 380 milhões.”

FONTE: reportagem de Fernanda Pires publicada no jornal “Valor Econômico” e transcrita no portal da FAB (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=21/06/2011&page=mostra_notimpol) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: