quarta-feira, 29 de junho de 2011

BRASIL É O PAÍS DOS BRICS QUE MAIS REDUZ DESIGUALDADE

“Retirantes”, de Portinari

[Estudo da Fundação Getulio Vargas aponta que, desde 2003, 48,7 milhões de brasileiros entraram nas classes A, B e C, população maior que a da Espanha]

Do ‘Estadão’:

“O Brasil é o país dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) com os melhores indicadores de redução das desigualdades sociais. O levantamento apura que, no Brasil, a evolução dos indicadores das classes sociais tem mostrado desempenho superior ao dos dados macroeconômicos, enquanto nos demais membros dos BRICS a relação é a oposta.

Os números fazem parte do estudo “Os Emergentes dos Emergentes”, da Fundação Getúlio Vargas, apresentada na segunda-feira, 27, em São Paulo pelo professor e pesquisador Marcelo Neri, que é o economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da instituição.

A desigualdade está caindo muito mais no Brasil do que em outros emergentes”, afirma Neri. No Brasil, a renda familiar tem crescido em média 1,8 ponto porcentual acima do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), anualmente, entre 2003 e 2010, a melhor relação entre os emergentes. Já na China, a relação é inversa: a renda familiar vem crescendo dois pontos porcentuais abaixo do PIB do período.

Aqui o microssocial está evoluindo melhor do que o macroeconômico”, aponta Néri. Na década de 2000, o Brasil também teve a segunda melhor taxa de crescimento anual da renda domiciliar per capita entre os 20% mais pobres, com alta de 6,3%, atrás apenas da China, que teve 8,5%. Em seguida vem a África do Sul (5,8%) e a Índia (1%).

Ao mesmo tempo, a taxa de crescimento anual da renda familiar dos 20% mais ricos foi mais intensa nos outros países: China (15,1%), África do Sul (7,6%), Índia (2,8%) e Brasil (1,7%). “O bolo da renda dos mais pobres cresce mais que o dos mais ricos no Brasil”, aponta Néri.

FUTURO

A pesquisa da FGV também cita dados da pesquisa realizada pelo ‘Instituto Gallup’ [empresa norte-americana de pesquisa de opinião], em 2009, em 146 países, sobre a perspectiva de satisfação da população com a vida para os cinco anos seguintes (até 2014). Nesse quesito, o Brasil é recordista em ‘felicidade futura’, com pontuação de 8,7 numa escala de zero a 10. O segundo no ranking global é a Jamaica, com 8,3 pontos. Já entre os BRICS, a África do Sul tem 7,2 pontos (46º), China 6,4 pontos (92º), Rússia 6 pontos (119º) e Índia, 5,7 pontos (128º).

NITERÓI, O MUNICÍPIO MAIS CLASSE A DO BRASIL

Ainda de acordo com o estudo [da FGV], o município brasileiro com mais pessoas na chamada Classe A, em termos de renda e consumo, é Niterói, no Rio. Ali, de cada cem habitantes, 30,7 estão no grupo A. Depois aparecem as cidades de Florianópolis (27.7%), Vitória (26,9%), São Caetano (26,5% e Porto Alegre (25,%). No outro extremo, o município com maior quantidade de pessoas na classe econômica de menor poder aquisitivo, a classe D, Pingo D’Água, em Minas Gerais. Lá, de cada 100 pessoas, 41,3 estão entre os mais pobres.”

FONTE: reportagem de Circe Bonatelli, da ‘Agência Estado’, e Roldão Arruda, de ‘O Estado de S.Paulo’  (http://blogs.estadao.com.br/radar-politico/2011/06/27/niteroi-o-municipio-brasileiro-mais-classe-a-do-brasil/) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: