quinta-feira, 23 de junho de 2011

LULA GANHA NOS EUA O PRÊMIO “WORLD FOOD PRIZE” DE 2011, POR REDUÇÃO DA POBREZA


“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciado como um dos ganhadores do prêmio ‘World Food Prize’ de 2011. O anúncio foi feito na terça-feira (21) em Washington-EUA. O outro vencedor do prêmio em 2011 foi John Agyekum Kufuor, ex-presidente do Gana. Ambos os países devem cumprir e ir além dos objetivos das Metas do Milênio da ONU, de reduzir a pobreza pela metade em 2015.

Eu estou convencido de que o que foi importante durante minha administração foi resultado da parceria com a população brasileira” disse o ex-presidente Lula. “Eu estou emocionado de saber que o Brasil foi escolhido como país que conseguiu boas políticas na área da agricultura e combate à fome. O Brasil tem muito a mostrar na área de segurança alimentar. E nós queremos compartilhar nossa experiência com outros países, especialmente da África e os países mais pobres da América Latina, tanto nosso conhecimento técnico, quanto do ponto de vista da produtividade e distribuição de alimentos.”

O comunicado do prêmio lembra que Lula, antes mesmo de assumir o governo, decidiu que sua principal prioridade seria combater a pobreza e a fome. E que, através de iniciativas dentro do programa ‘Fome Zero’: como o ‘Bolsa Família’, o programa ‘Mais Alimentos’, e o programa de aquisição de alimentos para merenda escolar, houve uma significativa melhora na produção e acesso aos alimentos no Brasil.

O reconhecimento é especialmente importante no momento em que o Brasil apoia a candidatura de José Graziano para a ‘Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação’ (FAO). A eleição acontecerá durante o congresso da entidade, que começa no dia 25 de junho, em Roma. O ex-presidente Lula publicou domingo, no jornal inglês ‘The Guardian’, um artigo apoiando a candidatura; ver em: (http://www.guardian.co.uk/commentisfree/2011/jun/19/battle-to-end-hunger-leadership-needed).

O ‘World Food Prize’ existe desde 1986, e premia pessoas que tiveram contribuições extraordinárias para o fim da fome no mundo. Seu criador foi o cientista americano Norman E. Bourlag, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1970.”

FONTE: blog “Os amigos do Brasil” (http://osamigosdobrasil.com.br) e transcrito no portal do PT (http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/internacional-1/lula-ganha-o-premio-world-food-prize-de-2011-por-reducao-a-pobreza-69651.html) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: