segunda-feira, 31 de março de 2008

DATAFOLHA E A ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE EM 2010

O DATAFOLHA e o PIG (Partido da Imprensa Golpista) ficaram malucos? Estão jogando dinheiro fora? Tem cabimento, com apenas um ano do mandato de Lula, já despender recursos e esforços em pesquisas para saber quem será o presidente em 2011, daqui a três anos? Tem lógica já colocar em competição supostos futuros candidatos que nem eles mesmos sabem se quererão ser candidatos? Teria sentido a França já desencadear pesquisas junto à população francesa, com hipotéticos futuros candidatos, para saber quem será o sucessor de Sarkozy? Ou a Argentina, quanto ao sucessor de Cristina Kirchner?

É lógico que a grande imprensa e os seus manipuladores não são burros, nem jogam dinheiro fora. O objetivo não é saber se Serra ou Aécio ou Ciro ou Dilma ou Patrus tiveram x%, y% ou z% de intenção de votos. Muito menos saber quem ganharia se o 'z' competisse com o 'y' sem a participação do 'x' e por aí afora...

Os interesses econômicos, financeiros, geopolíticos que movem a nossa imprensa e os partidos por ela instrumentalizados (PSDB, PFL-DEM e o acessório PPS) são externos ao Brasil. São muito grandes, fortes, ricos e experientes. Eles não jogam dinheiro fora.

O objetivo imediato e principal, agora, é dar o recado internamente: saiam da frente os outros pretensos disputantes do PSDB. O homem é o Serra, não é especialmente o Aécio Neves, ou qualquer outro sonhador (Arthur Virgílio, o vitorioso e raivoso matador da CPMF e do PAC Saúde).

Além disso, junto ao público, o objetivo secundário, mas não menos importante, é começar a incutir a aceitação da idéia de que Serra já é o “presidente eleito”, como diz Paulo Henrique Amorim.

Mas por que o PIG (leia-se os EUA e outros grandes) quereria o Serra?

Minha convicção é a seguinte.

Lembram-se da campanha eleitoral para presidente em 2002? Lembram-se que Serra foi explícito em dizer que privilegiaria o forte estreitamento de todos os laços do Brasil com os EUA e outras grandes potências e que achava errada a ênfase no relacionamento com outros emergentes e principalmente com o Mercosul, por ele menosprezado?

Para mim, isso explica muita coisa ou quase tudo. Não preciso me estender. Explica até esse aparente comportamento estróina do PIG de fazer extemporâneas e dispendiosas pesquisas.

Vejamos a notícia da Folha de São Paulo de hoje, em texto de Catia Seabra:

Serra lidera disputa por 2010; contra Aécio, Ciro é o primeiro

Governador de SP tem ao menos 16 pontos de vantagem sobre o deputado do PSB.

Datafolha mostra que o PT não teria chance de ficar na Presidência se as eleições fossem hoje; Marta atinge 8% no cenário com Serra.

“A dois anos e meio da eleição, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera a disputa pela Presidência com pelo menos 16 pontos de vantagem sobre o principal adversário, o deputado federal Ciro Gomes (PSB). Segundo pesquisa Datafolha, Serra aparece como favorito nos três cenários em que é apresentado como o candidato do PSDB, com taxas que variam de 36% a 38% de preferência.

O PT fica em quarto lugar em seis diferentes cenários apresentados pelo instituto.

O Datafolha ouviu 4.044 pessoas de 25 a 27 de março.

Segundo a pesquisa, Ciro é hoje o mais competitivo da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Contra Serra, tem 20% e 21% da preferência, variando conforme o cenário.

Ciro, porém, assume a liderança, com taxas que vão de 28% a 32%, nas três vezes em que Serra é substituído pelo governador de Minas, Aécio Neves. Em dois desses cenários, Aécio fica em terceiro lugar, atrás da ex-senadora Heloísa Helena (PSOL).

Em outro, está tecnicamente empatado com ela. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Sem chance.
(Obs. deste blog: este é o 1º objetivo da pesquisa; ‘Serra é o homem’; ‘cai fora Aécio’)

A pesquisa mostra ainda que o PT não teria chance de permanecer na Presidência se as eleições fossem hoje
(Obs. deste blog: este é o 2º objetivo da pesquisa. ‘Povo, saiba e aceite como fato que Serra será o presidente’).

No partido (PT), a ministra do Turismo, Marta Suplicy, é quem aparece como mais forte. Ainda assim, fica em quarto lugar, com 8%, quando Serra está no páreo. Nesse cenário, Serra tem 36%, Ciro, 20%, e Heloísa, 12%.

Mas, lembrando a popularidade de Lula, o diretor-presidente do Datafolha, Mauro Paulino, aposta numa mudança com sua entrada em campo. "O ator principal, que é o Lula, ainda não entrou no jogo. A partir do momento em que ele defender um nome do PT, esse tabuleiro tende a mudar."
(Obs. deste blog: esta é a terceira mensagem interna do PIG; ‘direcionar esforços da grande imprensa e de seus partidos para a linha-de-ação mestra; fazer Lula daqui para frente sangrar, enfraquecer, com crises e escândalos semanalmente desencadeados e inflados pelo PIG”).

Para a pesquisa, o Datafolha apresentou sete diferentes simulações. Em três delas, Serra é o nome do PSDB. Em outras três, é substituído por Aécio.

Pelo PT, são alternados os nomes de três ministros: Marta, Dilma Rousseff (Casa Civil) e Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). Ciro e Heloísa estão em todos os cenários.

Com Dilma, Serra chega a 38% contra 20% de Ciro e 14% de Heloísa. A ministra da Casa Civil fica com 3%. Contra Patrus (1%), Serra mantém-se com 38%, e Ciro atinge 21%.
Marta chega a 11% no cenário em que Aécio substitui Serra. Nele, Ciro tem 28%, seguido de Heloísa (17%) e Aécio (14%).

Como os adversários são os mesmos, é possível comparar o desempenho de Serra ao de Aécio. Serra atinge até 23 pontos a mais que Aécio.

O Datafolha também elaborou um cenário em que os dois concorrem. Nessa hipótese -em que um deles teria deixado o PSDB- não há nome do PT. Com 34%, Serra tem larga vantagem sobre Aécio (11%).

Mesmo com diferença na composição dos cenários, é possível concluir que não houve variação significativa de Serra e Aécio desde a última pesquisa (novembro). Ambos se mantêm no mesmo patamar.”

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