quarta-feira, 19 de março de 2008

IG + PIG + OPOSIÇÃO vs BLOG "CONVERSA AFIADA"

Estão acontecendo coisas estranhas na blogosfera. Um famoso e ótimo blog foi tirado do ar repentinamente. Talvez o próprio jornalista Paulo Henrique Amorim, do blog "Conversa Afiada", venha a nos ajudar a compreender (já coloquei seu novo endereço na coluna de "recomendados" deste blog).

O blog "Conversa Afiada" é um dos mais acessados e elogiados da internet. Contudo, ontem foi cancelado e tirado do ar abruptamente pelo IG. O contrato que venceria no final deste ano, em 31/12/2008, foi rompido. A desculpa publicada pelos blogs do PIG, como o "do Noblat" (GLOBO), foi "baixa audiência" (!?!).

Paulo Henrique Amorim tem sido um inteligente, irônico, sarcástico e perspicaz denunciador das hipocrisias da grande mídia (por ele chamada de PIG, Partido da Imprensa Golpista), que defende e protege clara e fortemente os políticos do PSDB e do DEM mesmo em prejuízo da verdade. Paulo Henrique Amorim também tem sido um ativo denunciador de falcatruas relacionadas a Daniel Dantas.

Agora, leio no "Blog do Azenha" que outro ótimo jornalista e "blogueiro" também saiu do IG. Transcrevo a notícia do jornalista Luiz Carlos Azenha:

"MINO CARTA DEIXA O IG EM SOLIDARIEDADE A PAULO HENRIQUE AMORIM"
(Atualizado em 19 de março de 2008 às 13:10)

SÃO PAULO - Do blog do Mino Carta:

"O último post"

"Meu blog no iG acaba com este post. Solidarizo-me com Paulo Henrique Amorim por razões que transcendem a nossa amizade de 41 anos. O abrupto rompimento do contrato que ligava o jornalista ao portal ecoa situações inaceitáveis que tanto Paulo Henrique quanto eu conhecemos de sobejo, de sorte a lhes entender os motivos em um piscar de olhos. Não me permitirei conjecturas em relação ao poder mais alto que se alevanta e exige o afastamento. O leque das possibilidades não é, porém, muito amplo. Basta averiguar quais foram os alvos das críticas negativas de Paulo Henrique neste tempo de Conversa Afiada"

Prossegue o blog do Azenha:

"SÃO PAULO - Ontem foi um dia histórico para a internet e o jornalismo eletrônico brasileiro. Pela primeira vez, ao menos que seja de meu conhecimento, um site foi desplugado do ar sem qualquer aviso aos internautas, sem qualquer explicação oficial da empresa hospedeira. Os leitores foram privados de um conteúdo, independentemente de concordarem ou não com ele. O site deu pluft e sumiu do ar. Tentei obter informações do IG. Nada. O jornalista Paulo Henrique Amorim não quis gravar entrevista antes de consultar seu advogado e prometeu dar sua versão dos fatos no novo endereço que criou.

Confirmou que ficou sem acesso inclusive a conteúdo que classificou de "pessoal", como a reprodução de palestras que colocava à disposição dos leitores. Em minha modesta opinião, é como se alguém fosse privado da própria memória; que, por ser pública, na verdade era memória do conjunto dos internautas, mais uma vez independentemente da avaliação que fizessem do conteúdo. Salvo mudanças, é uma espécie de queima de arquivo digital."

P.S 1: Adiciono uma informação oportuna que li ontem no "Blog de um sem-mídia", de Carlos A. A. Dória:

"O IG, por sua vez, é controlado pelo Internet Group do Brasil S.A., empresa de capital privado responsável pela operação dos portais IBest e BrTurbo.

O Internet Group do Brasil S.A. tem sua composição societária dividida da seguinte forma:

Internet Group Cayman Limited com 99%;
BRT Serviços de Internet S/A com 1%.

A presidência da direção executiva do IG é exercida pelo jornalista Caio Túlio Costa, que trabalhou durante 21 anos na Folha de S. Paulo, onde foi editor, secretário de redação e o primeiro ombudsman da imprensa brasileira.

O IG também abriga várias páginas de internet de linha incômoda para figuras como Dantas, Serra, FHC, as famílias midiáticas, o PSDB e o DEM. Estão hospedados no IG os sites de Mino Carta, José Dirceu, Luis Nassif e outros."

P.S. 2

Paulo Henrique Amorim, em seu novo endereço na internet (clicar nos "recomendados") publicou hoje (19) o seguinte:

"ESCLARECIMENTO II"

O Conversa Afiada ficou fora do ar por 08 horas e 58 minutos.

Breve, escreverei um Máximas e Mínimas para tentar explicar o que aconteceu.

O iG se limitou a enviar uma notificação assinada por Caio Túlio Costa, para avisar que o contrato se rescindia de acordo com clausula que previa um aviso prévio.

Não é a primeira vez que me mandam embora de uma empresa jornalística.
Só o Daniel Dantas me “tirou do ar” duas vezes: na TV Cultura e no Uol.
E ele sabe que não vai me tirar, nunca ...

Com isso, se encerrou a vida deste blog num portal da internet.
Nenhum blog de relevância política nos Estados Unidos, por exemplo, está pendurado num portal.

Clique aqui para ver: http://www.huffingtonpost.com ou http://www.talkingpointsmemo.com, para ficar em dois dos melhores exemplos.

Essa é a virtude a internet: último reduto do jornalismo independente.

Assim, se você acha que o Farol de Alexandria (FHC) e o presidente eleito (Serra) são dois impostores; se você gosta do Festival do Tartufo Nativo; se acha que o PIG, além de ilegível, não tem salvação; que os portais da internet brasileira são uma versão – para pior – do PIG; que a Veja é a última flor do Fascio; que o Ministro (?) Marco Aurélio de Mello deveria ser impeached; que Daniel Dantas deveria estar na cadeia; que Carlos Jereissati e Sergio Andrade vão ficar com a “BrOi” sem botar um tusta; que a “BrOi” significa que o Governo Lula vai tirar Dantas da cadeia; que chega de São Paulo, porque está na hora de um presidente não-paulista etc etc etc ... se você acha tudo isso, continue a visitar o Conversa Afiada neste novo e renovado espaço.

Em tempo: o Conversa Afiada anuncia publicamente que não é candidato a nada no iBest. Nunca levou isso a sério. Não vai ser agora que vai levar.

Muitas novas atrações virão."

Nenhum comentário: