sábado, 8 de março de 2008

OS ESTADOS UNIDOS FORAM OS ÚNICOS PERDEDORES

OS ESTADOS UNIDOS FORAM OS ÚNICOS PERDEDORES NA CRISE DA INVASÃO COLOMBIANA

Há poucos minutos (22h40), a “UOL Ultimas Notícias” publicou artigo da "Agence France-Presse" (AFP) sobre ganhadores e perdedores nos recentes conflitos internacionais iniciados pela Colômbia, ao invadir o Equador.

A Colômbia abriga grande contigente de forças militares e de inteligência dos Estados Unidos, bem como utiliza modernos armamentos e helicópteros militares doados pelos norte-americanos. O objetivo declarado é o combate ao narcotráfico.

Reproduzo a seguir a matéria da France-Presse. A AFP é sediada na França, Paris. É considerada uma das mais prestigiadas agências de notícias no mundo:

CHÁVEZ: “DEMOS UMA DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA AO IMPÉRIO NORTE-AMERICANO”

“CARACAS, 8 Mar 2008 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, considerou que o fim da crise diplomática regional na Cúpula de Santo Domingo foi "uma demonstração de força ao império norte-americano", ao destacar que a saída foi obtida na ausência de autoridades norte-americanas.

"Quero manifestar meu mais profundo regozijo com o extraordinário evento que ocorreu na República Dominicana para a história do que são as relações internacionais na América Latina", disse Chávez em um discurso, ao chegar a Caracas procedente de Havana na noite deste sábado.

"O impacto da cúpula presidencial de Santo Domingo terá que ser medido em perspectiva, ainda é muito cedo para fazê-lo, não apenas os resultados, e sim o desenrolar do evento, como está mudando esta nossa América" ressaltou.

"Houve um grande derrotado: o império norte-americano, porque ninguém duvida que é o império norte-americano que todos os dias elabora planos, desenvolve ações de para tentar conter o processo de mudanças na América Latina, para impedir a união entre nossas repúblicas", enfatizou.

Em seu discurso, Chávez comentou que esteve reunido das 10h00 até as 13h30 com Fidel Castro, seu amigo pessoal, que em um artigo publicado neste sábado no jornal Granma assegurou que os Estados Unidos foram "o único perdedor" da crise, pois, segundo ele, pretendia provocar uma guerra na região.”

Nenhum comentário: