domingo, 9 de junho de 2013

PARCERIA ITA/EMBRAER DÁ NOVOS FRUTOS

Laboratório de Automação de Montagem Estrutural de Aeronaves

“Um projeto inédito na indústria aeronáutica mundial, implantado no ‘Instituto Tecnológico de Aeronáutica’ (ITA), em São José dos Campos (SP) acaba de ser concluído com êxito e já está promovendo outras inovações. Trata-se do “AME-Automação da Montagem Estrutural de Aeronaves- desenvolvido pelo ITA em parceria com a Embraer, com apoio financeiro da FINEP.

O AME vai permitir ao País produzir aeronaves com mais precisão, menor tempo e menor custo. O novo espaço construído para sua execução – chamado de “Laboratório de Automação de Montagem Estrutural de Aeronaves” (LAME) - complementa o “Centro de Competência em Manufatura do ITA” (CCM-ITA), e capacita recursos humanos em automação da manufatura aeronáutica. Instalado em uma área de 300m², o laboratório é constituído por dois robôs industriais de alta capacidade de carga e grande volume de trabalho e uma célula metrológica de grandes volumes constituída por GPS indoor, Laser Radar e Câmera de Fotogrametria.

Além do AME, o laboratório desenvolve o projeto “AGE-Automação da Montagem de Grandes Estruturas - com a Petrobras, que vai usar manipuladores robóticos para construção e montagem de tanques de armazenamento industriais de grande porte. Um outro projeto em parceria com a Embraer está em fase de contratação: um simulador de voo com plataforma robótica de movimento. O trabalho no LAME já resultou várias teses de doutorado e mestrado e uma patente, depositada no Brasil, EUA, Canadá, Europa, China e Japão.

SPIN-OFFS

O AME também já proporcionou três “spin-offs” (projetos derivados):

--snake robot - robô flexível usado para operações em acesso difícil para o ser humano;
--efetuador robótico de lixamento e polimento de superfícies aeronáuticas;
--ferramental reconfigurável com hastes de acionamento robotizado.

ITA E EMBRAER

O “Instituto Tecnológico de Aeronáutica” (ITA) é uma instituição de educação e ensino superior ligada ao Comando da Aeronáutica. Criado em 1954, o Instituto oferece cursos de graduação e pós-graduação em áreas ligadas a engenharia, principalmente no setor aeroespacial, e é considerado um centro de referência no ensino de engenharia. Nos últimos dez anos, a FINEP já investiu cerca de R$ 50 milhões no ITA, em quase 30 projetos.

A Embraer SA é uma das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Com mais de 40 anos de experiência, a Empresa já produziu cerca de cinco mil aviões, que hoje operam em 88 países. Fundada em 1969 como empresa de capital misto, foi privatizada em 1994 e seu controle está em mãos brasileiras. A empresa já recebeu cerca de R$ 300 milhões de financiamento da FINEP, desde 2002, e venceu a final nacional do Prêmio FINEP de 2007, na categoria Produto, com o avião Phenom 100.”

 Phenom 100


FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/tecnologia/noticia/11087/INOVACAO---Parceria-ITA---Embraer-da-novos-frutos-) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: