quarta-feira, 5 de junho de 2013

PRESIDENTE COLOMBIANO QUER SEGUIR EXEMPLO DE LULA

Lula e Santos, em Bogotá - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Espero seguir seu exemplo e tornar a Colômbia um país mais justo”, afirma Santos a Lula

O presidente colombiano afirmou que espera aplicar na Colômbia o que Lula “fez com muito êxito no Brasil” e conseguir resultados similares aos oito anos de governo Lula.

O presidente colombiano Juan Manuel Santos apresentou na terça-feira (4) as políticas sociais do governo colombiano ao ex-presidente Lula. Em uma cerimônia que contou com depoimentos de beneficiários dos programas, Santos explicou o que tem feito para diminuir a pobreza em seu país e disse ver o ex-presidente Lula como exemplo.

Um dos programas destacados pelo presidente foi o “Famílias em ação”, que é semelhante ao “Bolsa Família” e já atende 2 milhões e 700 mil famílias colombianas. Desde a sua criação até maio de 2013, foram investidos nele 3 bilhões e meio de pesos. As ações sociais são desenvolvidas pelo “Departamento para a Prosperidade Social”, criado a apenas 18 meses pelo presidente Santos.

Pela primeira vez nos últimos dois anos, rompemos a lógica de a economia crescer gerando mais desigualdade. Os últimos dados mostram que reduzimos as desigualdades, nós e o Equador fomos os que mais reduzimos”, contou Juan Manuel Santos. O presidente afirmou que espera aplicar na Colômbia o que Lula “fez com muito êxito no Brasil” e conseguir resultados similares aos oito anos de governo Lula.

Santos lembrou ainda que, perguntado, em 2011, sobre que governante gostaria de ser, respondeu: “quero ser como o presidente Lula”. Ele disse que espera terminar seu mandato de forma parecida com o ex-presidente brasileiro.

Depois de ouvir o presidente Santos e depoimentos de diversos beneficiários de programas sociais, Lula falou da felicidade de ver o que está sendo feito na Colômbia. “O pobre, na hora que tem dinheiro, educação e oportunidade, deixa de ser problema e passa a ser solução.”, afirmou, lembrando a importância que as políticas sociais tiveram para a economia brasileira. “Os pobres do mundo não querem favor, querem oportunidades”.

Lula destacou ainda que esse processo está acontecendo em diversos países latino-americanos: “Isso aconteceu no Brasil e está acontecendo na Colômbia, no Equador, no México, na Bolívia. Pela primeira vez em muito tempo, temos governantes tratando os pobres com carinho”, ressaltou.

O ex-presidente também falou da importância das negociações pela paz na Colômbia. “Se a Colômbia, que é esse país extraordinário, chegou tão longe apesar de 50 anos de conflito, irá muito além com a paz”, finalizou.”

FONTE: da Assessoria de Imprensa/Instituto Lula. Transcrito no portal do PT   (http://www.pt.org.br/noticias/view/espero_seguir_seu_exemplo_e_tornar_a_colombia_um_pais_mais_justo_afirma_san).

Nenhum comentário: