sábado, 29 de março de 2008

FHC COLOCA A CULPA EM COLLOR PELO DESASTRE DO SEU GOVERNO

O “blogdomello”, em postagem de ontem, 28/03/08, nos traz à memória um ótimo texto do renomado e já falecido jornalista Aloisio Biondi, publicado na Folha de São Paulo em 20 de fevereiro de 1997.

É muito oportuno relembrá-lo agora, quando FHC e os políticos do PSDB e do PFL(DEM) estão sendo muito ouvidos, lidos e reverenciados na grande imprensa brasileira.

O pretexto deste momento para eles serem as estrelas da mídia é o “escândalo” de ter o governo Lula (a Casa Civil) levantado dados de gastos da presidência também do período FHC. Para a grande mídia e os partidos a ela associados, esse levantamento, abrangendo também o governo FHC, constitui “crime de organização de dossiê”.

Para a melhor compreensão do diferente conceito de “dossiê” para a oposição e a grande mídia, sugiro ao leitor ver o artigo “Dossiês Fajutos?” aqui postado ontem.

Para relembrar os tempos do governo FHC/PSDB/PFL, sugiro a leitura, também, do início do artigo “Panelaço na Argentina” por nós postado anteontem (27). Outro artigo em que retrato o governo FHC e que também explica esse comportamento a ele favorável por parte da imprensa brasileira é o “Por que a grande mídia brasileira é tucanopefelista”, de 10 de fevereiro último.

Vejamos o artigo de Aloisio Biondi:

RETRATO DO GOVERNO FHC, POR ELE PRÓPRIO

O presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma declaração espantosa em sua viagem à Itália. Pela primeira vez, desde que foi ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, FHC admitiu que a “abertura” da economia brasileira às importações foi demasiado rápida.

Isto é, FHC agora reconhece que toda a base de sua política econômica é um desastre, e está provocando a destruição da indústria brasileira, desempregando milhões de pessoas, reduzindo a produção nacional, “torrando” dólares, provocando rombos na balança comercial em virtude da explosão das importações e, acrescente-se, vai provocar nova e grave onda recessiva no país.

Noticiada quase exclusivamente por esta Folha, a declaração de FHC foi, porém, acompanhada de falseamento da verdade histórica. O presidente da República atribuiu o “escancaramento” da economia brasileira ao governo Collor.

Na verdade, seu antecessor deu início ao processo. Mas, reconheça-se, a abertura do mercado, apresentada à sociedade como “nova política industrial”, seria feita de forma gradual, ao longo de alguns anos. Ou, sinteticamente, o imposto sobre as importações (tarifas) seria reduzido um pouco a cada ano, com o objetivo de “dar tempo” à indústria nacional de investir para produzir melhor e mais barato, enfrentando a concorrência estrangeira.

Quem mudou da noite para o dia as regras do jogo foi a equipe do governo FHC/BNDES, que reduziu para 10%, 3% ou mesmo 0% (isenção total de imposto) as tarifas sobre produtos importados.

Em lugar de reconhecer os erros monumentais cometidos por ele próprio e sua arrogante equipe, o ex-sociólogo FHC limita-se a inculpar Collor. Nenhuma autocrítica, capaz de trazer a expectativa de mudanças nos rumos desastrosos da política econômica. E o país paga, dramática e bovinamente, o preço dos equívocos.

Com a declaração de FHC, como ficam os de-formadores de opinião que há três ou quatro anos vêm tecendo loas incontidas à “abertura”?”

2 comentários:

Sergio Telles disse...

PSDB é que nem moleque, faz as besteiras depois culpa os outros. Nunca é culpa deles. Só empata com eles na cara-de-pau o Cesar Maia, que sempre culpa os outros pelas lambanças dele, como o deslizamento do Rebouças ou a epidemia de dengue, entre várias outras situações. Pior do que incompetência é falta de humildade para reconhecê-la e correr atrás.

Unknown disse...

Prezado Sergio Telles,
Concordo plenamente. Acrescento, apenas, que não sei quem é pior e mais antinacional: o PSDB ou o PFL (DEM). Creio que empatam.
Maria Tereza