domingo, 6 de novembro de 2011

BRASIL APARECE NA 47ª POSIÇÃO EM RANKING DE LIBERDADE DE IMPRENSA


De Washington - "O Brasil é o 47º em uma lista de 112 países montada pelo ‘Instituto Gallup’ a partir da resposta à seguinte pergunta: "Você acha que a imprensa do seu país é livre?"

Com as críticas do governo anterior à imprensa ainda frescas, e casos como a [alardeada, mas falsa] censura ao jornal "O Estado de S. Paulo" [tratou-se, na verdade, de cumprimento de direito de sigilo em processo determinado por lei e exigido ao Estadão pelo Judiciário], para 72% dos brasileiros há liberdade de imprensa suficiente no país -para 21%, não (os demais não responderam).

Na média, o levantamento conduzido entre fevereiro e dezembro de 2010 aponta que 67% dos entrevistados acreditam que a imprensa de seu país tenha liberdade suficiente.

Indagada se a percepção de falta de liberdade vem da censura oficial ou da falta de independência da própria mídia, uma porta-voz do Gallup disse que isso varia: "O que podemos ter certeza é (que quem respondeu 'não') acha que a mídia em seu país não tem muita liberdade" [pesquisa viciada, porque, no Brasil, isso é capciosa e falsamente difundido pelo monopólio da mídia], disse Lauren Kanry.

No alto do ranking, está a Holanda, onde 95% dos cidadãos dizem que a imprensa é livre. Na ponta de baixo está o Chade, cuja imprensa só é livre para 27%. No 10º pior posto vem o Equador, onde Rafael Correa está [segundo a mídia, de direita] em guerra contra a mídia.”

FONTE: Folha de São Paulo  (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0411201111.htm) [imagem do Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’]

Nenhum comentário: