sábado, 5 de novembro de 2011

EMBRAER INVESTIGADA PELO GOVERNO AMERICANO


Por Virgínia Silveira, no “Valor”

“A Embraer está sendo investigada pela ‘Securities and Exchange Commission’ (SEC), a comissão de valores mobiliários americana, sobre possível descumprimento da ‘Lei Anticorrupção no Exterior’, que pune empresas do país que praticam atos de corrupção fora dos Estados Unidos.

A companhia está sujeita à legislação [norte-americana] porque tem operações nos Estados Unidos e papéis negociados (ADR - Nível 3) na Bolsa de Valores de Nova York.

O objeto da investigação, segundo a Embraer, diz respeito a negócios da empresa em três países estrangeiros específicos, cujos nomes não foram divulgados, porque a investigação corre em sigilo. A Embraer informou, também que, neste momento, ainda não é possível prever a duração ou eventuais desdobramentos da investigação em curso.

Na demonstração trimestral de resultados, a Embraer informou que contratou advogados externos para conduzirem processo de investigação interna relacionado às transações feitas em outros países.

A companhia comentou que tem cooperado com a SEC e o Departamento de Justiça americano, fornecendo documentos e outras informações.

A legislação sobre corrupção prevê penas para pessoas físicas que praticaram atos ilegais em nome de companhia de, no máximo, US$ 100 mil - a cada tipo de irregularidade. Já para as companhias, as penalidades não podem superar US$ 2 milhões por infração.

Consultada no fim da tarde de quinta-feira (3), a CVM não respondeu, até o fechamento desta edição, sobre possível colaboração com o regulador americano ou eventual investigação no Brasil.

Quinta-feira, as ações da empresa registraram a maior queda do Ibovespa (-4,97%). O valor de mercado da fabricante de aviões caiu para R$ 8 bilhões, após perder R$ 400 milhões.

O mercado também soube, quinta-feira, que a empresa encerrou o terceiro trimestre com prejuízo líquido de R$ 200 mil, comparado a lucro líquido de R$ 219,9 milhões no mesmo trimestre de 2010.

Junto com a perda, a empresa comunicou redução de até US$ 200 milhões na expectativa da receita da aviação executiva para 2011.

A nova projeção de receita para esse segmento, de aproximadamente US$ 1 bilhão, também levou à revisão da projeção de receita para este ano, de US$ 5,8 bilhões para US$ 5,6 bilhões.

O ‘Vice-Presidente Executivo Financeiro e de Relações com Investidores da Embraer’, Paulo Penido, disse que o resultado no terceiro trimestre já estava sendo esperado e que o prejuízo não foi surpresa para a empresa, porque se deve ao imposto de renda diferido gerado pela apreciação do dólar nos últimos meses.

Segundo analista que acompanha a Embraer, o ponto mais positivo do resultado trimestral da Embraer se deveu a, justamente, um fator negativo - o cancelamento de algumas encomendas de jatos executivos. "A margem operacional foi inflada pelo reconhecimento de receita de multa de contratos que não foram cumpridos", comentou o analista.

O pessimismo do mercado em relação aos papéis da Embraer, na opinião desse analista, é resultado da soma de dois fatores: "A Embraer vinha com performance acima do esperado e a aposta era de resultado forte no trimestre. O balanço, no entanto, foi um pouco decepcionante porque passou mensagem negativa em relação à aviação executiva, sinalizando que o mercado continua ruim", comentou o especialista.

No balanço do trimestre, a empresa informa que, no terceiro trimestre, as outras receitas (despesas) operacionais foram positivas em R$ 47 milhões, principalmente devido ao cancelamento de alguns pedidos.

Penido admitiu que a redução da participação da aviação executiva na receita líquida da companhia aconteceu, em parte, devido a alguns adiamentos de entregas e, também, cancelamentos, mas acrescentou que essa situação é vista dentro de fluxo normal de operação do setor.

"Houve redução pequena nas entregas de jatos executivos; de 23 jatos no segundo trimestre para 18 aeronaves no terceiro trimestre. Algumas entregas foram adiadas para o quarto trimestre", disse o executivo.

A Embraer comenta, em relatório sobre os números, que o mercado de aeronaves usadas (preço e número de aeronaves à venda) também continua a oferecer algumas barreiras para a recuperação do mercado de aviação executiva.

A despeito do cenário, a receita líquida da empresa registrou aumento de 24,45%, para R$ 2,265 bilhões. A alta foi impulsionada pelo maior 'mix' de vendas e de entregas de jatos comerciais, que responderam por 65% do faturamento no trimestre. Em termos de vendas de jatos comerciais, 2011 está sendo considerado ano muito bom. Nos primeiros nove meses do ano, a Embraer vendeu um total de 79 jatos, ante os 61 vendidos em igual período de 2010.

Penido disse que a Embraer considerou os resultados do terceiro trimestre positivos e que a empresa está no caminho para atender a 97% das suas estimativas de receita e desempenho para 2011. "Estamos operando dentro do esperado. Na aviação comercial, a previsão é de chegar à receita de US$ 3.5 bilhões", afirmou.”

FONTE: reportagem de Virgínia Silveira, no jornal “Valor Econômico”; colaborou Graziella Valenti, de São Paulo  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/3439/Governo-americano-investiga-Embraer) [imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

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