quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O ABAFADO ROUBO DAS QUESTÕES DO ENEM

educadora Paula Bouzan

[Obs deste blog ‘democracia&política’: não compreendo (ou melhor, sei muito bem...) por que a mídia não destaca a principal causa do grande transtorno e do prejuízo causado ao ENEM e ao Brasil. Durante pré-teste aplicado no colégio Christus em Fortaleza, um professor quebrou criminosamente o compromisso de confidencialidade e copiou dois cadernos do teste. A partir de então, o colégio aplicava as questões daqueles cadernos pedindo segredo aos seus alunos, para ganhar vantagem competitiva no resultado do ENEM em relação aos demais colégios. A mídia, a oposição, certos bizarros juízes cearenses, não mencionam a culpa criminosa do tal professor e do Colégio Christus, muito menos expressam que eles deveriam indenizar o Ministério da Educação pelo vultoso prejuízo aos cofres públicos. Somente criticam o ENEM e o governo federal. Muito interessante mais essa minúcia da complexa e intensa luta sem escrúpulos da direita para voltar ao poder...].

Vejamos, sobre o assunto, a seguinte postagem de Brizola Neto:

RISCOS DO ENEM VÊM DAS ESCOLAS PRIVADAS

“A educadora Paula Bouzan, doutora em Políticas Educacionais pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e pesquisadora da Fundação Lemann, deu na segunda-feira uma entrevista à CBN que foi extremamente didática e séria sobre os problemas que ocorreram com o ENEM.

Paula apontou o interesse das escolas privadas em usarem seu ‘ranqueamento’ no ENEM como elemento de ‘marketing’, como um dos principais problemas de segurança do exame.

Ela explicou a grandeza do exame, o maior realizado simultaneamente em todo o mundo, sua seriedade metodológica e as vantagens que tem, sobretudo para os estudantes de mais baixa renda, sobre o vestibular.

Confesso que somente depois de sua entrevista fui entender, com mais exatidão, o que está em jogo nessa prova.

Recomendo a todas as pessoas preocupadas com a educação que a escutem.

E que cobrem dos jornais que dêem atenção ao fato de que uma instituição que, dez dias antes do ENEM, distribuiu a seus alunos questões idênticas às de um pré-teste aplicado no ano passado, com compromisso de confidencialidade, como fez o Colégio Christus, de Fortaleza…”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço” (http://www.tijolaco.com/riscos-do-enem-vem-das-escolas-privadas/).

6 comentários:

Probus disse...

É o Christus mais pecador e imundo que se tem notícia na história da humanidade, nem em Belém, nem na Judéia, só em Fortaleza mesmo, é por essas e outras que a gente tem que perdoar o pobre do Judas.

E, mais um procurador da República FARISEU: Oscar Costa Filho, esse crucifica qualquer nazareno e prende até Cirineu.

E, um MAU-LADRÃO, um professor Barrabás, solto e liberto.

É como diz PHA: Viva o Brasil.

Unknown disse...

Probus,
É... Parece que você tem razão.
Tomara que a Polícia Federal apure logo e venha a condenação desses irresponsáveis criminosos gananciosos, causadores de enormes gastos de dinheiro público. Desconfio também do radicalismo partidário de muitos procuradores e juízes.
Maria Tereza

Essen Engenharia Ltda disse...

Essa questão de estar com o gabarito já pronto, não é de hoje, nos vestibulares os professores desse tão famigerado Christus, já tinham as respostas, somente uma punição de extinção do 3º ano desse mal colégio fará com que jamais se pense em corrupção em uma instituição que se diz de ensino.

Ieda disse...

Pessoal, além do professor e do colégio, tem mais gente por trás disso... Acompanhei o caso desde o início, e o primeiro site a insistir na denúncia foi este: http://www.jangadeiroonline.com.br/fortaleza/suspeita-de-vazamento-de-questoes-do-enem-em-fortaleza/#comment-13152 . Guardei o link no Word por desconfiar de armação, já que esse site pertence ao Sistema Jangadeiro de Comunicação, do qual faz parte a TV Jangadeiro, cujo proprietário é TASSO JEREISSATI!!!

Unknown disse...

Ieda,
Obrigada pela contribuição que ajuda na busca da verdade e culpados. Não me surpreenderia com o eventual envolvimento do referido cacique tucano. Tomara que a Polícia Federal realmente esclareça.
Maria Tereza

Unknown disse...

Construtora Cidade Werton,
Já que se trata de educação, dependendo do que a PF investigar e a Justiça decidir, essa sua sugerida punição seria bom exemplo 'educador'.
Maria Tereza