domingo, 24 de maio de 2009

O PAPEL DA LUTA PELA PAZ NA DISPUTA PELO DESFECHO DA CRISE

Li hoje no site “Vermelho” a seguinte entrevista realizada por Carla Santos com a presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes:

“Em entrevista ao Vermelho, a presidente do Cebrapaz (Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz) e do CMP (Conselho Mundial da Paz), Socorro Gomes, fala sobre os desafios da 2º Assembléia Nacional do Cebrapaz — a se realizar de a 24 a 26 de julho, na cidade do Rio de Janeiro. Os eixos do encontro de julho e um balanço dos cinco anos de existência da entidade foram explorados pela ativista. Ao comentar a crise do capitalismo, Socorro destaca que a disputa por um desfecho favorável aos trabalhadores passa por fortalecer a luta pela paz.

PASSADOS CINCO ANOS DA FUNDAÇÃO DO CEBRAPAZ (10 DE DEZEMBRO DE 2004), QUAL É O BALANÇO QUE VOCÊ FAZ DA ATUAÇÃO DA ENTIDADE?

SOCORRO GOMES:
O Cebrapaz teve uma atuação intensa nesse período. Participou com solidariedade na luta contra as guerras: a invasão americana do Iraque, o genocídio do Estado de Israel ao povo palestino e outras campanhas de diversos povos do mundo. Realizamos o julgamento de George W. Bush (ex-presidente dos EUA) pela prática de crimes contra a humanidade. Continuamos combatendo as bases militares estrangeiras em países soberanos. A principal campanha da entidade no momento é contra a reativação da Quarta Frota (*) dos EUA no sul do nosso continente. A iniciativa busca intimidar e espionar o processo de integração que ocorre entre os países latinos americanos. Certamente ela veio com a intenção de barrar esse processo, impedir o avanço dos povos e nações da região pela construção de caminhos alternativos, soberanos e antiimperialistas.

A 2º ASSEMBLÉIA TEM QUATRO EIXOS: SOLIDARIEDADE AOS POVOS E A LUTA PELA PAZ; INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA; COMBATE À QUARTA FROTA E A CULTURA DA PAZ. O QUE LEVOU A ESCOLHA DESSES QUATRO EIXOS? QUAL A IMPORTÂNCIA DESSAS BANDEIRAS PARA O MOVIMENTO DE SOLIDARIEDADE BRASILEIRO?

SOCORRO GOMES:
A solidariedade é essencial. É obrigação de povos, militantes e pessoas prestar solidariedade aos países ocupados e invadidos, como é o caso da Palestina, do Iraque, do Afeganistão. O único objetivo dessas invasões é saquear e se apropriar de territórios e seus recursos naturais. É através da solidariedade que fortalecemos a corrente pela paz. Para conquistá-la, sabemos que precisamos remover os autores da guerra, derrotar o imperialismo. A integração dos povos é um instrumento fundamental para isso. O Mercosul, a Unasul, a Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas), o Conselho de Segurança da Região Sul são exemplos de instrumentos de integração. É necessário desenvolver a consciência da necessidade da paz. A guerra é uma ameaça à existência da humanidade, à cultura da paz. Entendemos que a consolidação do Cebrapaz passa por esses eixos por seu dever. Eles fazem parte da Carta de Princípios fundadora da entidade.

A POPULAÇÃO AINDA NÃO SABE MUITO SOBRE A REATIVAÇÃO DA QUARTA FROTA, MOTE DA MOBILIZAÇÃO DA 2º ASSEMBLÉIA. COMO O CEBRAPAZ PRETENDE AMPLIAR A IDENTIDADE DESSA BANDEIRA COM A SOCIEDADE BRASILEIRA?

SOCORRO GOMES:
O Brasil, que já é rico em biodiversidade, recursos minerais e água potável, recentemente descobriu petróleo na área conhecida como pré-sal. Faz parte da estratégia americana o controle dos recursos naturais mundiais. Já são 835 bases militares espalhadas pelo mundo. Queremos os desmantelamento dessas bases, em especial a que está aqui, a Quarta Frota, justamente porque ela é uma ameaça a essas conquistas. A Quarta Frota está aqui, entre outros motivos, para saquear as riquezas que são dos brasileiros. É uma questão de soberania. Para ampliar o conhecimento sobre essa ameaça, o Cebrapaz já realizou conferências e diversos debates. Com a 2º Assembléia, teremos a oportunidade de discutir o assunto aonde ele ainda não chegou. Além disso, estamos lançando um livro sobre o tema. No dia 24 de junho, véspera da realização da 2º Assembléia, faremos uma Conferência Magna sobre a Quarta Frota.

VIVEMOS UM CENÁRIO DE CRISE ECONÔMICA, GUERRAS DEFLAGRADAS OU APOIADAS PELOS EUA E RESISTÊNCIA AO NEOLIBERALISMO NA AMÉRICA LATINA. ESSES, ENTRE OUTROS, FATORES INDICAM GRANDES MUDANÇAS NO QUADRO POLÍTICO DO MUNDO?

SOCORRO GOMES:
Em todas as grandes crises do capitalismo, o imperialismo sempre busca saídas que indicam mais exploração dos trabalhadores e avanço contra a soberania dos países. Até agora os especialistas do sistema apontam como saída para a crise a concentração do poder econômico. Várias fusões entre grandes empresas estão em curso. A “estatização” de instituições financeiras veio para salvar as empresas que estão falindo e garantir que elas estejam saudáveis para depois serem novamente entregues ao capital.

Outras medidas são o desemprego, a destruição das conquistas sociais que foram objeto de luta por anos dos trabalhadores, como a precarização do trabalho. Tudo indica que os detentores do poder não estão tomando medidas para proteger o povo ou estabelecer uma nova ordem mundial. Ainda não podemos descartar a agudização dos conflitos e o próprio perigo da guerra. Diante desta realidade, aumenta a importância do fortalecimento da cultura da paz. Para nós, o essencial é que o mundo seja desmilatarizado, a Assembléia das Nações seja democrática e que cada país escolha de forma soberana o seu futuro. Só os povos em luta, a elevação da consciência e a cultura pela paz levarão ao caminho da liberdade.”

(*) A Quarta Frota foi criada em 1943 para patrulhar submarinos nazistas nas águas da região da América Latina, mas foi desativada em 1950. Após a descoberta do pré-sal, os EUA anunciaram em 2007 a reativação da Quarta Frota.”

Nenhum comentário: