quarta-feira, 27 de maio de 2009

PETISTAS OCUPAM SOMENTE 20% DOS CARGOS DE CONFIANÇA DO GOVERNO DO PT

NÃO-PETISTAS OCUPAM 80% DOS CARGOS DE CONFIANÇA

DESMENTIDA ACUSAÇÃO DE “APARELHAMENTO DO ESTADO” NO GOVERNO LULA


Li hoje no jornal Folha de São Paulo a notícia acima intitulada por este blog, apesar de ela estar “retrabalhada” pelo jornal, que está engajado na campanha pró-Serra, para o retorno da direita (PSDB/DEM/PPS) ao poder em 2010:

PETISTAS TÊM 1/5 DOS CARGOS DE CONFIANÇA

Pesquisas mostram que sindicalistas foram nomeados para 43% dos postos desse tipo no governo federal

Cerca de 26% dos profissionais que ocupam cargos de confiança no governo Lula ou já foram ou são filiados a um partido político. Desse total, a grande maioria é de filiados ao PT, aproximadamente 80%.

Os dados fazem parte de duas pesquisas recentes feitas pelo CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil) da FGV, coordenadas pelas cientistas políticas Maria Celina D'Araújo e Camila Lameirão.

Em 2007, a Folha revelou que 45% da cúpula do governo era sindicalizada. Os novos indicadores mostraram poucas variações no decorrer do dois mandatos de Lula. Os sindicalizados variaram para 42,8% (mais alto do que a da média nacional de 17,7%, segundo os dados da Pnad de 2007).

Ainda na comparação entre os dois mandatos de Lula, a participação em movimentos sociais foi de 46% para 46,3% e, em organizações locais, de 23,8% para 26,8%.

"Vale destacar o incremento no pertencimento a centrais sindicais, indicando a corroboração da tese de que esta é uma instância que efetivamente está sendo fortalecida pelo governo", escreve Lameirão. O percentual de pessoas ligadas a centrais sindicais passou de 10,6% para 12,3%.

A estrutura administrativa do poder Executivo federal conta com mais de 77 mil cargos ou funções de confiança, nomeados pelo presidente, por ministros ou por autoridades competentes. Cerca de 26% desse total, mais de 20 mil pessoas, são cargos DAS (Direção e Assessoramento Superior), alvos da pesquisa.

Quanto mais alto é o cargo de confiança, mais filiados há. Os cargos de confiança analisados foram os chamados DAS-5, DAS-6 e Natureza Especial. Nos DAS-5, são 59,3% de filiados e 30,6% nos DAS-6.

A pesquisa aponta que no segundo governo Lula aumentou a participação de pessoas com experiência em cargos de direção no Executivo.

A pesquisadora Maria Celina D'Araújo também analisou os partidos que mais ocuparam cargos de ministros desde a redemocratização. Foram o PMDB (66) e o PT (52).

A professora chama a atenção para o fato de que o primeiro governo Lula foi o único em que o partido do presidente ocupou mais de 60% das pastas ministeriais (33 em 54).

Considerando todo o período desde a redemocratização, 11,5% dos ministros tinham algum vínculo com sindicatos. No atual governo Lula, o número sobe para 27%. "Mesmo prestigiando menos os empresários em postos de mando, os governos Lula não se colocaram em confronto com os empresários. Pelo contrário. De toda a forma, aponta um compromisso político inédito com os setores organizados dos trabalhadores", diz Araújo.”

Um comentário:

Antonio disse...

Por favor, não queria fazer malabarismos com números. Mesmo que fossem só 10% de petistas (leia-se: filiados ao partido) nos cargos de confiança isso já seria um disparate, uma vez que o PT COBRA DÍZIMO dos filiados que têm cargo no governo. Isso mesmo: DÍZIMO!! Esse inchaço nos cargos de confiança é mais uma forma de desviar dinheiro público para o PT.