quarta-feira, 10 de setembro de 2008

MINISTRO PORTUGUÊS CRITICA “FINANCIAL TIMES” POR CHAMAR SEU PAÍS DE PORCO

A agência francesa France Presse publicou ontem (li no UOL):

“Lisboa, 9 Set 2008 (AFP) - O ministro português da Economia, Manuel Pinho, ficou irritado com um artigo do jornal britânico Financial Times (FT) que chamou Portugal, Itália, Grécia e Espanha de "porcos" (pigs em inglês), indicou a imprensa nesta terça-feira em Lisboa.

"Como português, amo meu país e esta denominação me entristece. Eu me sinto ofendido de chamarem meu país assim", declarou o ministro, paralelamente a uma cerimônia segunda-feira no sul de Portugal, segundo a agência portuguesa Lusa.

Semana passada, o Financial Times publicou uma coluna de opinião na página "The Lex Column", afirmando que os países do sul da Europa eram considerados às vezes "porcos" (as inicias em inglês de Portugal, Itália, Grécia e Espanha formam a palavra pigs). A coluna de opinião ironizava a má saúde
econômica nestes países mediterrâneos.

Sexta-feira, a associação espanhola de diretores de comunicação disse ao Financial Times que esta palavra é "pejorativa e depreciativa" e que afronta a dignidade dos cidadãos, políticos e empresários destes países”

Nenhum comentário: