quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DESEMPREGO ATINGE EM AGOSTO MENOR TAXA PARA O MÊS NOS ÚLTIMOS 10 ANOS

Li no blog “Por um novo Brasil” a seguinte matéria produzida ontem pela Agência Brasil:

“A taxa de desemprego recuou de 14,6% para 14,5% da população economicamente ativa nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Seade).

Essa foi a menor taxa para o mês de agosto desde 1998, quando o índice atingiu 18,9%.Apesar de ter oscilado pouco em comparação a julho, no período, foram criadas 94 mil vagas.

O estoque de desempregados somou 2,9 milhões de pessoas.

De acordo com a pesquisa, houve redução do desemprego em Porto Alegre, Salvador e Recife e relativa estabilidade em São Paulo, Belo Horizonte e Distrito Federal.Na região metropolitana de São Paulo, pelo quinto mês seguido a taxa permaneceu praticamente estável, 14% ante 14,1% do mês anterior.

Na comparação com igual período dos anos anteriores, o índice foi o menor desde 1996.Nos 39 municípios da Grande São Paulo foram gerados 6 mil postos, mas a redução no número de desempregados chegou a 11 mil. Isso porque, segundo a pesquisa, no período 5 mil pessoas deixaram de disputar vagas.

O estudo também indica queda de rendimentos de 1,8% para os ocupados, que passaram a ganhar, em média, R$ 1.193, e de 3,6% para os assalariados, com ganhos médios mensais de R$ 1.246”.

Nenhum comentário: