O portal UOL publicou ontem a seguinte reportagem de Gabriela Guerreiro, da Folha Online, em Brasília:
"O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira o cancelamento da visita ao Brasil do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, marcada para esta quarta-feira (6). Também foram canceladas as viagens do presidente iraniano a outros países da América do Sul, como o Equador e Venezuela.
Ahmadinejad encaminhou mensagem por volta das 16h para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicando o adiamento da viagem. Na mensagem, o presidente iraniano afirma que decidiu adiar a visita ao Brasil para uma data posterior às eleições presidenciais do país --marcadas para daqui a um mês.
"Ao expressar meus melhores cumprimentos a Vossa Excelência, ao governo e à nação brasileira, agradeço seu convite cordial para visitar o Brasil. As relações bilaterais entre os dois países entraram em fase de aceleração no sentido de incrementar a cooperação. Estou muito interessado em concretizar a visita, baseado na vontade política de desenvolver as relações bilaterais em todos os campos. Peço a Vossa Excelência aceitar o adiamento da visita oficial para outra oportunidade, depois da eleição presidencial no Irã, cuja data será oportunamente definida pelas duas chancelarias. Rogo a Deus pela prosperidade e bem-estar da nação brasileira e pelo sucesso de Vossa Excelência", afirma a mensagem.
O subsecretário-geral de Assuntos Políticos do Itamaraty, Roberto Jaguaribe, disse que as reuniões com empresários iranianos que integrariam a delegação de Ahmadinejad ficaram mantidas, mesmo com a ausência do presidente.
"Há um grande encontro em São Paulo que está mantido. Esperamos que seja bem sucedido, não apenas para retomar o fluxo do comércio com o Irã, mas também retomá-lo. O Irã é um país muito importante, é ator fundamental na Ásia central, no Oriente Médio", disse o sub-secretário.
Segundo Jaguaribe, a nova data da visita de Ahmadinejad será marcada em comum acordo pelos Ministérios de Relações Exteriores dos dois países.”
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário