quarta-feira, 20 de março de 2013

BYE-BYE TUCANUARDOS: IBOPE DA DILMA BATE RECORD!

Tarifa de energia, redução de impostos, redução dos juros – ela dá olé !

Saiu no portal "G1" [da "Globo"]:

 

APROVAÇÃO DO GOVERNO DILMA ATINGE RECORDE DE 63%, DIZ IBOPE


“Última pesquisa indicava aprovação de 62%; índice está dentro da margem. Aprovação pessoal entre janeiro e março oscilou de 78% para 79%.

Nathalia Passarinho, do G1, em Brasília

A aprovação do governo Dilma Rousseff passou de 62% de 63% entre janeiro e março, de acordo com pesquisa Ibope encomendada pela “Confederação Nacional da Indústria” (CNI) e divulgada na terça-feira (19). É o maior índice já alcançado pelo governo. A margem de erro é de dois pontos percentuais.


O percentual de 63% é o dos entrevistados que consideram o governo “bom” ou “ótimo”, de acordo com o levantamento. O Ibope ouviu 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 143 municípios entre os últimos dias 8 e 11 de março.


O índice dos que consideram o governo “regular” se manteve em 29%. O percentual dos que classificam o governo como “ruim” ou “péssimo” também permaneceu o mesmo (7%).


A aprovação pessoal de Dilma passou de 78% para 79%, dentro da margem de erro. O índice de quem desaprova Dilma se manteve em 17%, o mesmo percentual da pesquisa passada, realizada em dezembro.

ÍNDICE DE CONFIANÇA


O índice de confiança na presidente Dilma Rousseff aumentou de 73% paras 75%, variação dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais.Não confiam em Dilma, segundo a pesquisa, 22% da população mesmo percentual registrado na última pesquisa.

DOIS ÚLTIMOS ANOS DO GOVERNO


De acordo com o levantamento, aumentou o otimismo com relação aos próximos dois anos de governo da presidente. Consideram que o restante do mandato de Dilma será “ótimo” ou “bom” 65% dos entrevistados, três pontos percentuais a mais que o verificado na última pesquisa. Aumento, portanto, que ultrapassa a margem de erro.


Passou de 25% para 24% o índice dos que consideram que o restante do governo será regular, e foi de 7% para 8% o percentual dos que acreditam que os próximos dois anos serão ruins ou péssimos.”


+++++++++++++++++++++++++++++++++


Em tempo: o editor Murilo Silva fez a seguinte análise do IBOPE que desmonta os tucanuardos:

 

“DILMA CRESCE MAIS NO NORDESTE


“A primeira pesquisa CNI/IBOPE de 2013 mostra crescimento no índice de popularidade da presidenta Dilma Rousseff
.

Em dezembro 62% dos entrevistados qualificavam a gestão da presidenta como ótimo ou bom. Esse número subiu para 63%.


A confiança na presidenta subiu de 62% para 63%.


O “Jeito Dilma de Governar” era aprovado por 78% dos entrevistados na última pesquisa; agora, 79% aprovam a administração Rousseff.


O apoio mais significativo ao Governo está na região Nordeste, onde aparece o nome do governador Eduardo Campos como possível candidato de oposição em 2014.

Em dezembro, a aprovação do governo Dilma no Nordeste era de 68%; agora 72% dos entrevistados aprovam o governo Dilma. A aprovação de Dilma no Nordeste está acima da sua média nacional.


Segundo o gerente executivo da CNI, Renato Fonseca, apesar do crescimento dos índices de aprovação acontecerem dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, a vertente é claramente de alta em todos os índices pesquisados. Quando se leva em consideração o histórico das pesquisas, o crescimento é significativo. A aprovação do governo foi de 48% a 63%, hoje.


Fonseca atribui esse crescimento a três fatores principais: o aumento do emprego e da renda; o sucesso das políticas sociais; e o carisma pessoal da presidenta; “a população aprova sua forma forte de reagir aos problemas”, diz ele.


Em todas as áreas pesquisadas, se verificou aumento na avaliação positiva do eleitor. 

Entretanto, a maioria dos entrevistados ainda reprova o Governo em três itens: Saúde, Segurança Pública e Impostos.

Outro dado importante revelado pela pesquisa é que 48% dos entrevistados aprovam a forma como o governo combate a inflação; 47% desaprovam.


A percepção dos entrevistados sobre as noticias envolvendo o Governo é positiva. O noticiário recente sobre o Governo foi considerado mais favorável à Dilma por 38% dos entrevistados. Em dezembro de 2012, esse percentual era de 24%. Fonseca destaca os pronunciamentos da presidenta Dilma e os anúncios do governo para estimular a economia como responsáveis por esse resultado.


As noticias mais lembradas foram: a pronta presença de Dilma na tragédia de Santa Maria; o fato de o Governo ter descartado a possibilidade de apagão; a redução nas tarifas de energia e a redução de impostos da cesta básica.


A pesquisa CNI/Ibope anunciada ontem em Brasília aconteceu entre 8 e 11 de março, ouviu 2002 eleitores de 16 anos ou mais em 141 municípios.”


FONTE: portal “Conversa Afiada”, do jornalista Paulo Henrique Amorim  (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2013/03/19/ibope-da-dilma-bate-record-bye-bye-tucanuardos/). [Título modificado e imagem do Google adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: