sexta-feira, 15 de março de 2013

CRIADA ONTEM A EMBRAPII


EMBRAPII VAI PROMOVER "CASAMENTO" ENTRE INSTITUIÇÕES DE PESQUISA E EMPRESAS PRIVADAS, DIZ DILMA ROUSSEFF


Por Danilo Macedo e Heloisa Cristaldo, repórteres da Agência Brasil

“A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (14) que a “Empresa Brasileira para Pesquisa e Inovação Industrial” (EMBRAPII) será a responsável por promover “casamento” entre instituições públicas de pesquisa e inovação e empresas privadas. A criação da empresa foi anunciada ontem, juntamente com o “Plano Inova”, que pretende tornar as empresas brasileiras mais competitivas no mercado global por meio da inovação tecnológica e aumento da produtividade.


Vamos estabelecer uma parceria, praticamente um casamento. A EMPRAPII é um dos locais desse casamento. Terá papel fundamental, um local de articulação das nossas relações, e isso fará muita diferença para todos nós”, disse Dilma a uma plateia de empresários durante reunião da “Mobilização Empresarial pela Inovação” (MEI), no Palácio do Planalto.

A presidenta ressaltou que os recursos serão investidos após análise do “comitê gestor da EMBRAPII”, formado pela Casa Civil, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ministério da Fazenda e pela Secretaria de Micro e Pequena Empresa (SMPE). “Nenhuma agência do governo tem autorização, a partir de agora, para tratar como se fora seu o recurso da inovação. Esse recurso é algo a ser decidido de forma compartilhada. Essa questão é absolutamente essencial quando se trata desse plano. É nisso que consiste o grande salto que nós tivemos.”

Ao todo, R$ 32,9 bilhões serão aplicados em 2013 e 2014 e beneficiarão empresas de todos os portes dos setores industrial, agrícola e de serviços. Para a presidenta, a inovação é essencial para o país. “Inovar para o Brasil é uma questão de estar à altura do seu potencial.”

O presidente da “Confederação Nacional da Indústria” (CNI), Robson Andrade, disse que o desafio das medidas anunciadas pelo governo federal é alavancar o desenvolvimento tecnológico do país. “O pacote é positivo. O Brasil precisa desenvolver tecnologia e inovar para que a nossa indústria possa ser mais competitiva não só no mercado interno, mas principalmente no exterior.

Segundo Andrade, a iniciativa muda a lógica atual de universidades buscarem parceria com empresas. “Agora, a empresa tem a capacidade de ter o recurso e buscar o centro tecnológico ou a universidade para trabalharem juntos”, analisou.

As linhas de financiamento serão executadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que serão lançados editais em várias áreas, como petróleo e gás, etanol e saúde, chamando projetos da iniciativa privada.

É essa combinação que vai gerar uma demanda de empréstimos na linha de inovação que vai permitir dobrar a escala do que a gente já está fazendo hoje”, disse Coutinho. Segundo ele, atualmente, o BNDES investe R$ 5 bilhões para programas de pesquisa e inovação.”

FONTE: reportagem de Danilo Macedo e Heloisa Cristaldo, da Agência Brasil (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-14/embrapii-vai-promover-casamento-entre-instituicoes-de-pesquisa-e-empresas-privadas-diz-dilma-rousseff).

Nenhum comentário: