Israel Aerospace Industries entregou em 2010 um B767-200ER, Extended Range, MMTT - que inclui capacidade de reabastecimento - à Força Aérea da Colômbia. Foto IAI
KC-X2 - IAI VENCE COM B767-300ER CONVERTIDO
FAB encerra processo de seleção de aeronaves reabastecedoras
“O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou ontem (14) que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).
A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries - IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.
O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.
Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.
Brasília, 14 de março de 2013
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica"
KC-767A
NOTA "DEFESANET"
NOTA "DEFESANET"
Programa KC-X2:
No ano passado, foi divulgado pela FAB o programa KC-X2 com a intenção de comprar 4 novos aviões para substituir os já antigos e obsoletos KC-137E (Versão de reabastecimento do civil Boeing 707-320C) pertencentes ao Esquadrão Corsário sediado na Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro - RJ.
Os “Sucatões”, como são conhecidos os KC-137, completaram este ano 44 anos de vida, sendo um dos vetores mais antigos de toda a FAB. Além da necessidade da troca dos reabastecedores estratégicos, também veio a necessidade de a Força Aérea adquirir um avião presidencial maior e com maior alcance, pois o recente Airbus A319CJ entregue em 2008 pela Airbus Corporate Jets fazia até 2 escalas para ir para Europa para cumprir a agenda presidencial.
Após a divulgação do programa, três empresas apresentaram suas propostas:
- Airbus Military: Airbus A330 MRTT (Multi-Role Tanker Transport);
- Boeing Military: Boeing KC-767A International Tanker; e
- Israel Aerospace Industries (IAI): Boeing KC-767-300ER MMTT
Sobre as aeronaves concorrentes:
- A330 MRTT: Airbus A330-200 de passageiros convertido pela própria Airbus (para reabastecimento e transporte) em sua fábrica em Getafe, Espanha. É utilizado pelo Reino Unido, Austrália, Emirados Árabes, Arábia Saudita e França.
- KC-767A: Boeing 767-200ER civil convertido para reabastecimento em voo (REVO) e transporte COMBI (cargas e passageiros ao mesmo tempo). Seus operadores são o Japão e Itália, além da recente encomenda dos Estados Unidos (designado KC-46A).
- KC-767-300ER MMTT: Convertido pela IAI em Tel-Aviv, Israel. Teve sua primeira entrega há alguns meses para a Força Aérea Colombiana (versão 200ER). Assim como os concorrentes, pode levar carga e/ou passageiros e utiliza o próprio tanque de combustível para reabastecimento em voo." (...)
[A proposta vencedora na FAB poderá atender, também, aos interesses da TAM, que repassaria dois B767-300ER prestes a serem retirados de serviço].”
FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/fab/noticia/10055/KC-X2---IAI-vence-com-B767-300ER-convertido). [Imagens do Google e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].
Nenhum comentário:
Postar um comentário