quarta-feira, 20 de março de 2013

NOVA LOCOMOTIVA COM 60% DE CONTEÚDO NACIONAL


GE AUMENTA CONTEÚDO LOCAL DE NOVA LOCOMOTIVA


Da “Folha”


Por Agnaldo Brito

“De olho na expansão do setor ferroviário, a ‘GE Transportation’ fechou acordo com o BNDES para elevar para 60%, até 2015, a participação do conteúdo nacional da nova locomotiva da empresa.

A nova máquina, chamada de “Dash 9”, começou a ser produzida em Contagem (Minas Gerais) em dezembro, com índice de conteúdo nacional inferior a 40%.

Esse é o segundo projeto de aumento do conteúdo nacional de locomotivas para o transporte de carga negociado entre a GE e o banco brasileiro de fomento.

De acordo com Lorenzo Simonelli, presidente da “GE Transportation”, a empresa acaba de alcançar o índice de nacionalização da locomotiva AC 4400 negociado com o BNDES em 2008. O conteúdo nacional será de 63%.

O “Plano de Nacionalização Progressiva” do BNDES garante aos compradores do equipamento, que faz parte do programa, acesso às linhas de crédito subsidiadas. As condições de financiamento são atrativas e incluem prazo de dez anos para pagamento e taxa de juros de 4,5% ao ano.

O investimento total para adequação da unidade de Contagem até agora foi de R$ 39 milhões. A fábrica ampliou o número de funcionários de 210 para 550.

AMBICIOSO

Simonelli classifica o plano brasileiro de expansão de ferrovias como "muito ambicioso". O governo federal anunciou pacote para a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias. "Isso nos dá muitas oportunidades."

A GE estima que, em 2023, o Brasil vá ter uma malha ferroviária com 48,7 mil quilômetros de extensão, mais de 20 mil quilômetros além da atual. A previsão é que a demanda por locomotivas também supere as cem unidades compradas hoje ao ano.

Além da GE, a Caterpillar produz locomotivas no país.”

FONTE: reportagem de Agnaldo Brito na "Folha de São Paulo", transcrita no portal do jornalista Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/ge-aumenta-conteudo-local-de-nova-locomotiva [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: