“A Embraer teve lucro líquido de R$ 253,7 milhões no
quarto trimestre, revertendo prejuízo registrado no mesmo período do ano
anterior, enquanto que a receita e a geração de caixa da empresa tiveram firme
avanço.
No quarto
trimestre de 2011, a empresa teve prejuízo de R$ 171,6 milhões.
No ano, a empresa teve lucro líquido de R$ 698 milhões, cerca de 4,5 vezes acima dos R$ 156,3 milhões de 2011.
No ano, a empresa teve lucro líquido de R$ 698 milhões, cerca de 4,5 vezes acima dos R$ 156,3 milhões de 2011.
"Esse crescimento ocorreu principalmente pelo
fato de que em 2011 o lucro líquido foi negativamente impactado pelas provisões
de garantias financeiras atreladas ao processo de reestruturação da
concordatária American Airlines", disse a empresa em comunicado.
A receita
líquida trimestral da empresa subiu 6,8% sobre um ano antes, para R$ 3,92
bilhões. No fechado do ano, a receita líquida somou R$ 12,2 bilhões, alta de
cerca de 23% em relação a 2011.
"O mix de produtos e receitas, os esforços
contínuos para maximizar a produtividade e eficiência operacional, a
valorização do Dólar frente ao Real, assim como o pacote de benefícios
denominado 'Brasil Maior', contribuíram para que a Margem bruta atingisse 24,2%
em 2012, acima dos 22,5% apresentados no ano anterior", diz a empresa
em comunicado.
Já o
lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) totalizou R$
641,1 milhões no período, 6,4 vezes maior do que no mesmo intervalo do ano
anterior, informou a fabricante de aviões na terça-feira.
No 4º
trimestre de 2012, a empresa entregou 23 aeronaves comerciais e 53 aeronaves
executivas, e encerrou o ano com um total de 106 aeronaves comerciais e 99
aeronaves executivas entregues (sendo 77 jatos leves e 22 jatos grandes).”
FONTE:
site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/10034/Embraer-reverte-prejuizo-e-lucra-R$-253-7-milhoes-no-4º-trimestre-de-2012)
COMPLEMENTAÇÃO
EMBRAER – PERFORMANCE DO SEGMENTO DEFESA E SEGURANÇA EM 2012
Dados do Balanço da EMBRAER mostram significativo crescimento do Segmento Defesa e Segurança em 2012
Extraído da apresentação de resultados divulgada em
12 Março 2013:
“A Embraer Defesa e Segurança apresentou sólido crescimento em 2012, realizando ao longo do ano R$ 2.080,8 milhões de Receita Líquida, 44% acima do ano anterior.
“A Embraer Defesa e Segurança apresentou sólido crescimento em 2012, realizando ao longo do ano R$ 2.080,8 milhões de Receita Líquida, 44% acima do ano anterior.
O mercado no qual ela está inserida também
apresenta perspectiva favorável de crescimento, ilustrada nas campanhas de
venda em curso para diversas aplicações, como aeronaves de treinamento e ataque
leve, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento, modernização de
aeronaves, transporte de autoridades, sistemas de comando e controle, e
serviços. Além disso, a Embraer tem se posicionado para participar ativamente
em projetos focados no sensoriamento e vigilância de fronteiras, bem como de
segurança para os próximos eventos desportivos de importância no cenário
nacional.
Com relação aos projetos de vigilância e reconhecimento em fronteiras, o consórcio TEPRO, formado por SAVIS Tecnologia e Sistemas S.A. e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S.A., empresas controladas pela Embraer, assinou o contrato para implantação da 1ª fase do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Essa 1ª fase do projeto visa ao monitoramento de 650km de fronteiras entre o Brasil, Bolívia e Paraguai.
Na área das aeronaves remotamente pilotadas, a Embraer ganhou reforço em sua controlada, a Harpia Sistemas S.A., com a entrada da Avibras Divisão Aérea e Naval S.A. no capital social da Harpia. Além de deter 9% das ações da empresa, a Avibras também aportou a aeronave Falcão dentro da linha de produtos da Harpia, reforçando o conteúdo nacional da parceria. O Falcão está sendo desenvolvido pela Avibras para uso das Forças Armadas brasileiras e será capaz de realizar missões de reconhecimento, aquisição de alvos, apoio à direção de tiro, avaliação de danos, vigilância terrestre e marítima.
O desenvolvimento do programa da aeronave militar de transporte e abastecimento, KC-390, está avançando conforme cronograma. Em 2012, foi concluída com sucesso a “Revisão Preliminar do Projeto” (ou PDR, sigla em inglês) do KC-390. O evento é marco relevante no programa, e contou com a participação da Embraer e da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram apresentadas ao Comando da Aeronáutica as características técnicas das soluções de projeto adotadas para a estrutura e os diversos sistemas da aeronave, incluindo as definições dos principais componentes e suas interfaces, demonstrando que o projeto alcançou a maturidade esperada para a fase atual.
Em 2012, foi assinado um acordo de cooperação entre a Embraer Defesa e Segurança e a Boeing para o programa KC-390. O acordo prevê o compartilhamento de conhecimentos técnicos específicos e a avaliação conjunta de mercados onde poderão estabelecer estratégias de vendas no segmento de aeronaves de transporte militar de médio porte. Esse acordo permite que o KC-390 tenha penetração em mercados antes não considerados no plano de negócios original da aeronave.
Com relação aos programas de modernização de aeronaves, até o final de 2012, 16 aeronaves AMX (A-1) já haviam sido recebidas pela Embraer para os trabalhos de revitalização e modernização das mesmas. Em Junho, a Embraer realizou o primeiro voo do protótipo do A-1M, dando início às campanhas de ensaio. As primeiras entregas ocorrerão em 2013.
O programa de modernização de 12 caças AF-1 (A-4 Skyhawk) da Marinha do Brasil continua sua execução conforme previsto, com 2 aeronaves já em nossas instalações para a realização dos trabalhos.
Em 2012, houve a entrega de duas das três aeronaves EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning and Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) ao governo da Índia. A última entrega está prevista para 2013.
Com relação às aeronaves de ataque leve, em 2012 a Indonésia tornou-se o primeiro operador do Super Tucano na Ásia, ao receber as quatro primeiras aeronaves A-29 para a Força Aérea da Indonésia, do primeiro lote de oito aeronaves encomendadas em 2010. Além disso, a Força Aérea da Indonésia assinou contrato comercial para segundo lote de oito aviões A-29, num pedido que inclui ainda um simulador de voo que será utilizado para instrução e treinamento dos pilotos indonésios. As entregas do segundo lote estão previstas para 2014.
Em 2012, a Embraer expôs, pela primeira vez, a aeronave A-29 na “AirVenture”, tradicional feira de aviação realizada em Oshkosh (EUA), e também na convenção da “Air Force Association”, em Washington, o que permitiu à Embraer demonstrar as qualidades e as vantagens do A-29 Super Tucano, aeronave de baixo custo e experiência comprovada em combate. Essas oportunidades trouxeram visibilidade ao A-29 em momento em que a Força Aérea Americana avaliava a concorrência referente ao contrato para o programa de apoio aéreo leve (LAS).
Ainda em relação ao LAS, a Embraer e a Boeing assinaram, em 2012, um acordo que adicionará novas capacidades ao A-29 Super Tucano por meio da integração de armamentos que atenderá a futuras demandas de seus clientes. Essa integração ampliou o conteúdo da proposta apresentada à USAF, oferecendo recursos que não apenas atendem aos requisitos do programa LAS, mas que os superam de forma significativa.
Em relação à área de Serviços e Suporte ao Cliente, a Embraer Defesa e Segurança e a FAB assinaram um contrato para fornecimento de suporte logístico e serviços para a frota de 24 aeronaves da família ERJ-145 operadas pela FAB. O contrato, que pode chegar a US$ 130 milhões incluindo US$ 32 milhões em serviços adicionais, abrange amplo conjunto de serviços, e visa aumentar a disponibilidade das aeronaves para o cumprimento das missões.
A Embraer realizou, em conjunto com a OGMA, o Encontro de Operadores da Embraer Defesa 2012 em Lisboa, Portugal. O evento reuniu clientes militares e governos operadores das frotas ERJ 145 e Legacy, da Embraer, e de outras aeronaves militares mantidas pela OGMA.”
Com relação aos projetos de vigilância e reconhecimento em fronteiras, o consórcio TEPRO, formado por SAVIS Tecnologia e Sistemas S.A. e OrbiSat Indústria e Aerolevantamento S.A., empresas controladas pela Embraer, assinou o contrato para implantação da 1ª fase do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON). Essa 1ª fase do projeto visa ao monitoramento de 650km de fronteiras entre o Brasil, Bolívia e Paraguai.
Na área das aeronaves remotamente pilotadas, a Embraer ganhou reforço em sua controlada, a Harpia Sistemas S.A., com a entrada da Avibras Divisão Aérea e Naval S.A. no capital social da Harpia. Além de deter 9% das ações da empresa, a Avibras também aportou a aeronave Falcão dentro da linha de produtos da Harpia, reforçando o conteúdo nacional da parceria. O Falcão está sendo desenvolvido pela Avibras para uso das Forças Armadas brasileiras e será capaz de realizar missões de reconhecimento, aquisição de alvos, apoio à direção de tiro, avaliação de danos, vigilância terrestre e marítima.
O desenvolvimento do programa da aeronave militar de transporte e abastecimento, KC-390, está avançando conforme cronograma. Em 2012, foi concluída com sucesso a “Revisão Preliminar do Projeto” (ou PDR, sigla em inglês) do KC-390. O evento é marco relevante no programa, e contou com a participação da Embraer e da Força Aérea Brasileira (FAB). Foram apresentadas ao Comando da Aeronáutica as características técnicas das soluções de projeto adotadas para a estrutura e os diversos sistemas da aeronave, incluindo as definições dos principais componentes e suas interfaces, demonstrando que o projeto alcançou a maturidade esperada para a fase atual.
Em 2012, foi assinado um acordo de cooperação entre a Embraer Defesa e Segurança e a Boeing para o programa KC-390. O acordo prevê o compartilhamento de conhecimentos técnicos específicos e a avaliação conjunta de mercados onde poderão estabelecer estratégias de vendas no segmento de aeronaves de transporte militar de médio porte. Esse acordo permite que o KC-390 tenha penetração em mercados antes não considerados no plano de negócios original da aeronave.
Com relação aos programas de modernização de aeronaves, até o final de 2012, 16 aeronaves AMX (A-1) já haviam sido recebidas pela Embraer para os trabalhos de revitalização e modernização das mesmas. Em Junho, a Embraer realizou o primeiro voo do protótipo do A-1M, dando início às campanhas de ensaio. As primeiras entregas ocorrerão em 2013.
O programa de modernização de 12 caças AF-1 (A-4 Skyhawk) da Marinha do Brasil continua sua execução conforme previsto, com 2 aeronaves já em nossas instalações para a realização dos trabalhos.
Em 2012, houve a entrega de duas das três aeronaves EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning and Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) ao governo da Índia. A última entrega está prevista para 2013.
Com relação às aeronaves de ataque leve, em 2012 a Indonésia tornou-se o primeiro operador do Super Tucano na Ásia, ao receber as quatro primeiras aeronaves A-29 para a Força Aérea da Indonésia, do primeiro lote de oito aeronaves encomendadas em 2010. Além disso, a Força Aérea da Indonésia assinou contrato comercial para segundo lote de oito aviões A-29, num pedido que inclui ainda um simulador de voo que será utilizado para instrução e treinamento dos pilotos indonésios. As entregas do segundo lote estão previstas para 2014.
Em 2012, a Embraer expôs, pela primeira vez, a aeronave A-29 na “AirVenture”, tradicional feira de aviação realizada em Oshkosh (EUA), e também na convenção da “Air Force Association”, em Washington, o que permitiu à Embraer demonstrar as qualidades e as vantagens do A-29 Super Tucano, aeronave de baixo custo e experiência comprovada em combate. Essas oportunidades trouxeram visibilidade ao A-29 em momento em que a Força Aérea Americana avaliava a concorrência referente ao contrato para o programa de apoio aéreo leve (LAS).
Ainda em relação ao LAS, a Embraer e a Boeing assinaram, em 2012, um acordo que adicionará novas capacidades ao A-29 Super Tucano por meio da integração de armamentos que atenderá a futuras demandas de seus clientes. Essa integração ampliou o conteúdo da proposta apresentada à USAF, oferecendo recursos que não apenas atendem aos requisitos do programa LAS, mas que os superam de forma significativa.
Em relação à área de Serviços e Suporte ao Cliente, a Embraer Defesa e Segurança e a FAB assinaram um contrato para fornecimento de suporte logístico e serviços para a frota de 24 aeronaves da família ERJ-145 operadas pela FAB. O contrato, que pode chegar a US$ 130 milhões incluindo US$ 32 milhões em serviços adicionais, abrange amplo conjunto de serviços, e visa aumentar a disponibilidade das aeronaves para o cumprimento das missões.
A Embraer realizou, em conjunto com a OGMA, o Encontro de Operadores da Embraer Defesa 2012 em Lisboa, Portugal. O evento reuniu clientes militares e governos operadores das frotas ERJ 145 e Legacy, da Embraer, e de outras aeronaves militares mantidas pela OGMA.”
FONTE:
site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/bid/noticia/10033/EMBRAER-–-Performance-do-Segmento--DEFESA-E-SEGURANCA-em-2012-).
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