sexta-feira, 19 de abril de 2013

AUTOSSUFICIÊNCIA EM PETRÓLEO: RESPOSTAS DA PETROBRAS AO “O GLOBO”


“Leia a reportagem “Petrobras: Brasil voltará a ser autossuficiente em petróleo em 2014″ (http://oglobo.globo.com/economia/petrobras-brasil-voltara-ser-autossuficiente-em-petroleo-em-2014-8149219), publicada na quinta-feira (18/04) no site do jornal “O Globo”, e confira, abaixo, as respostas encaminhadas pela Petrobras ao veículo.

Pergunta: O Brasil perdeu sua autossuficiência em petróleo? Se positivo, desde quando?

Resposta: O Brasil atingiu a autossuficiência em petróleo em 2006: a produção de petróleo no País equiparou-se ao volume de derivados consumidos à época. Entre 2007 e 2012, no entanto, o crescimento da demanda por derivados cresceu 4,9% no Brasil, contra crescimento de 3,4% na produção de petróleo. A partir de 2014, a produção de petróleo no Brasil voltará a atingir a autossuficiência volumétrica, ou seja, volumes iguais de petróleo produzido e de derivados consumidos, contando a produção da Petrobras + Parceiros + Terceiros.

O Brasil, no entanto, nunca foi autossuficiente em derivados (como por exemplo gasolina e diesel). O País sempre importou e continuará importando derivados até que entrem em operação as novas refinarias previstas no “Plano de Negócios e Gestão 2013-17” da Petrobras.

A curva de produção da Companhia apresentará crescimento contínuo, até atingir 2,5 milhões de barris por dia em 2016, chegando a 2,75 milhões de barris em 2017 e 4,2 milhões de barris por dia em 2020. A produção de petróleo passará, então, a superar a produção de derivados, o que dará ao País, também, autossuficiência em derivados. Em 2020, a Petrobras planeja ter 4,2 milhões de barris de petróleo por dia contra capacidade de refino de 3,6 milhões de barris por dia e consumo de 3,4 milhões de barris por dia.

Somente em 2013, sete novas plataformas entrarão em operação. Duas delas já chegaram às suas locações, e a terceira – “Cidade de Paraty” – está a caminho do “Campo de Lula Nordeste”, no Pré-Sal da Bacia de Santos, onde começará a produzir em 28 de maio. O resultado desses novos projetos será o crescimento sustentado da curva de produção da Petrobras a partir de 2014. Até 2020, a Petrobras colocará em operação 38 novas plataformas, das quais 25 começarão a produzir até 2017.

A Petrobras dispõe hoje do maior portfólio e da carteira de projetos mais robusta e diversificada entre as empresas do setor. Estão previstos, para o período 2013-2017, investimentos de US$ 147,5 bilhões nas atividades de exploração e produção no Brasil, o que representa 62,3% dos investimentos programados pela companhia.

Com os programas de “Otimização de Custos Operacionais”, de “Aumento da Eficiência Operacional nas Unidades de Operações da Bacia de Campos e do Rio de Janeiro”, e o “Programa de Redução de Custos de Poços”, a Companhia prevê alcançar, em 2017, uma produção de 2 milhões 750 mil barris de petróleo por dia (bpd), o que representa acréscimo de 750 mil bpd a mais do que produzimos hoje.

Pergunta: Em números, qual é o volume médio de produção de petróleo do país e qual o volume médio do consumo de combustíveis?

Resposta: A produção média de petróleo da Petrobras no Brasil em 2012 foi de 1,980 milhão de barris de óleo por dia (bpd). Dados sobre volume médio do consumo de combustíveis devem ser obtidos com a ANP.

Pergunta: Tem previsão de quando se poderá recuperar a autossuficiência?

Resposta:  Já respondido na pergunta 1.”

Nenhum comentário: