quinta-feira, 18 de abril de 2013

Alta dos Juros: “BC CEDE À MÍDIA QUE DEFENDE BANQUEIRO”


Nota da Direção Executiva da CUT

“O Banco Central cedeu às pressões dos especuladores e de parte da mídia que defende os interesses dos bancos, seus principais patrocinadores, e aumentou em 0,25 ponto percentual a taxa básica dos juros.

A decisão atendeu aos conservadores e especuladores, únicos que vão ganhar com isso, e contrariou um dos pilares da política econômica do governo que é a geração de emprego e distribuição de renda.

Para um país que enfrenta o desafio de voltar a crescer de maneira robusta, aumentar a taxa de juros significa apostar no não investimento produtivo.

Para o especulador, o que interessa é o lucro pessoal e não o desenvolvimento do país, nem que para isso tenham que inventar fenômenos como o tomate assassino.”

Do Portal Terra: “Primeira alta desde 2011″

“O Banco Central aumentou na quarta-feira a taxa básica de juros (SELIC) pela primeira vez desde julho de 2011. O Comitê de Política Monetária (COPOM) do BC optou por elevar a taxa em 0,25 ponto percentual, a 7,50% ao ano, sendo que a última vez que a SELIC havia sido elevada pelo banco foi em julho de 2011, quando a taxa ficou em 12,50%.

Por seis votos a favor do aumento e dois votos pela manutenção da taxa SELIC em 7,25% a.a., ficou definida a alta da taxa básica de juros. Em nota, o BC afirmou que “o Comitê avalia que o nível elevado da inflação e a dispersão de aumentos de preços, entre outros fatores, contribuem para que a inflação mostre resistência e ensejam uma resposta da política monetária. Por outro lado, o COPOM pondera que incertezas internas e, principalmente, externas cercam o cenário prospectivo para a inflação e recomendam que a política monetária seja administrada com cautela”.

 A maioria dos analistas financeiros esperava pela manutenção dos juros básicos, segundo o boletim Focus, do BC, que ouve o mercado. As previsões de mercado publicadas no boletim Focus mantiveram a previsão para a taxa SELIC apesar dos avisos recentes de autoridades econômicas do governo de que poderiam tomar medidas impopulares para conter o avanço da inflação, entre elas o aumento dos juros.

 Na sexta-feira, o BC e o Ministério da Fazenda afinaram o discurso e pavimentaram o caminho para que o ciclo de aperto monetário comece, ao enfatizarem que o governo não vai deixar a inflação sair do controle. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defenderam que a escalada de preços não será tolerada, o que, na avaliação mercado, mostrou uma sintonia para que o COPOM eleve a SELIC.

O mercado aposta que a inflação em 2013 deve ficar em torno de 5,68% – estimativa inferior à da semana passada, quando a previsão foi de 5,7%. A previsão está fora do centro da meta perseguida pelo governo, que é de 4,5%, mas dentro do intervalo de tolerância, que vai de 2,5% a 6,5% ao ano.

Em 2012, o COPOM reduziu a SELIC em 3,75 pontos percentuais. Em agosto de 2011, quando a SELIC estava em 12,5% ao ano, o COPOM deu início ao processo de afrouxamento da política monetária para dar força à economia nacional – impactada pelo desempenho frágil do crescimento mundial. O COPOM reduz a SELIC para estimular a atividade econômica. No sentido oposto, a taxa é elevada quando a autoridade monetária avalia que a economia está muito aquecida, com alta dos preços. Então, o COPOM sobe a taxa para incentivar a poupança, desestimular o consumo e segurar a inflação.

A SELIC é usada como referência para as taxas cobradas pelos bancos de seus clientes e, desde o ano passado, o indicador serve, também, para medir o rendimento da caderneta de poupança. Quando a SELIC atinge o patamar de 8,5% ao ano ou menos, o investimento mais usado pelos brasileiros rende o equivalente a 70% da taxa básica de juros, acrescida da Taxa Referencial (TR).

FONTE: blog “Escrivinhador” (http://www.rodrigovianna.com.br/forca-da-grana/bc-cedeu-a-midia-que-defende-banqueiros.html#more-18773). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: