terça-feira, 16 de abril de 2013

FOGUETE SUBORBITAL BRASILEIRO VSB30 LANÇADO COM SUCESSO NA SUÉCIA


A FAB apresentou um modelo do foguete VSB30 na LAAD 2013. Na foto, o Ministro da Defesa, Celso Amorim, observa o foguete. (Foto – DefesaNet)

“O veículo lançado sexta-feira levou ao espaço o experimento Texus 50, que faz parte do Programa Europeu de Microgravidade.

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/DCTA/FAB) lançou na manhã de sexta-feira (12), a partir do Centro Espacial de Esrange (Suécia), mais um foguete brasileiro VSB-30: o VSB-30 V17. O veículo, lançado à 6h25, horário local, levou ao espaço o experimento Texus 50, que faz parte do Programa Europeu de Microgravidade. O desempenho foi perfeito, com os seguintes dados de voo: tempo de microvidade de 380 segundos; apogeu de 261 quilômetros; e dispersão do ponto de impacto de 1,5 sigma.

Desde 2005, o VSB-30 tem sido usado no programa Texus, em virtude da capacidade de transporte do foguete: aproximadamente 370 quilogramas carga-útil, a cerca de 270 quilômetros de altitude.

O VSB-30 em outro lançamento no Brasil

O PROGRAMA

O Programa Texus começou em 1977, com o objetivo principal de investigar as propriedades e o comportamento de materiais, produtos químicos e substâncias biológicas em ambiente de microgravidade, utilizando foguetes de sondagem.

No último dia 5, tiveram início duas operações do programa: a Texus 50 e a Texus 51, para o lançamento do VSB-30 17 e do VSB-30 V 18, respectivamente. Este último deverá ser lançado quinta-feira, 19 de abril.

O Texus é conduzido pelo Instituto de Pesquisa Alemão (DLR), pela Agência Espacial Europeia (ESA), pela EADS Astrium e pela Swedish Space Corporation (SSC), que é responsável pelas operações de lançamento. O programa é financiado pela ESA e pelo DL.

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/space/noticia/10455/VSB30---Lancado-com-sucesso-na-Suecia). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: