domingo, 21 de abril de 2013

“LE MONDE” CHAMA LULA DE "ÍCONE DA LUTA CONTRA A POBREZA"

Lula no México

“AU MEXIQUE, CROISADE PRÉSIDENTIELLE CONTRE LA FAIM”

Do blog “Os Amigos do Presidente Lula” (transcrito no portal de Luis Nassif)

Jornal francês “Le Monde”: “Com Lula, presidente mexicano lança programa inspirado no Fome Zero

“Na cidade indígena de Navenchauc, no Estado de Chiapas, no sul do México, que o presidente Enrique Peña Nieto lançou, sexta-feira (19), sua grande "cruzada contra a fome". Para essa ocasião, ele convidou o ex-chefe de Estado do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, ícone da luta contra a pobreza. Embora promissor --esse projeto interministerial--, que envolve o setor privado e a sociedade civil, provoca uma série de reservas.

"Não se trata de uma medida de assistência, mas de uma estratégia integral para os mais desfavorecidos", insistiu o presidente em 21 de janeiro em Chiapas, ao assinar o decreto de criação de sua cruzada. Três meses depois, o presidente volta ao Estado, um dos mais pobres do país, para dar o pontapé inicial nesse plano destinado a 7,4 milhões de mexicanos em 400 municípios "altamente marginalizados", dos quais 60% são indígenas.

Distribuição de alimentos, oficinas de formação em boa alimentação, acesso aos serviços de saúde e de educação, melhora da produção e da comercialização agrícolas... Medidas dotadas de orçamento equivalente a 18 bilhões de euros, que visam, principalmente, erradicar a desnutrição infantil. Esse programa se inspira no plano brasileiro “Fome Zero”, lançado em 2003 pelo presidente Lula. "Hoje, nós convidamos Lula porque o ‘Fome Zero’ foi um sucesso", justificou a ministra mexicana do Desenvolvimento Social, Rosario Robles, que comanda o projeto.

A aposta é grande: 11 mil mexicanos morreram de fome em 2011, segundo o governo. A pobreza atinge cerca da metade da população. Para enfrentar esse desafio, todos os ministérios foram mobilizados, assim como os Estados e os municípios envolvidos. A sociedade civil não ficou fora. Um Conselho Nacional que reúne representantes do setor privado, ONG, universidades, assim como os 31 governadores, além do prefeito da Cidade do México, encarregado de orientar e avaliar o programa.” 

FONTE: blog “Os Amigos do Presidente Lula”. Transcrito no portal de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/le-monde-chama-lula-de-icone-da-luta-contra-a-pobreza). [Imagem do Google (a inicial) adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: