sábado, 27 de abril de 2013

BRASIL E CHILE ENTRE OS PAÍSES MAIS DESIGUAIS DA AMÉRICA LATINA


Argentina, Venezuela e Uruguai entre os menos desiguais


Do “Correio Braziliense”

PNUD: BRASIL AINDA É O QUARTO MAIS DESIGUAL DA AMÉRICA LATINA



A América Latina lidera o ranking de desigualdade entre as regiões 

Da Agência “France Presse

A América Latina se mantém como a região do mundo com maior desigualdade de renda, e o Brasil aparece em quarto, apesar das [grandes] melhorias nesse setor na última década, informou na quarta-feira uma fonte do “Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento” (PNUD-ONU).

Segundo dados do PNUD, 1) Honduras, 2) Bolívia, 3) Colômbia, 4) Brasil e 5) Chile são os países mais desiguais por renda. Já as nações de menor desigualdade são Nicarágua, Argentina, Venezuela, Uruguai, Jamaica e Peru.

"A América Latina continua sendo a região do mundo que tem, de longe, a mais alta desigualdade", anunciou o coordenador do “Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano” da Colômbia 2013, Hernando Gómez, em uma entrevista coletiva.

Essa circunstância se mantém, embora na América Latina, "pela primeira vez em quatro décadas", durante os dois últimos anos a desigualdade na distribuição de renda "tenha diminuído", o que não aconteceu em nenhuma outra parte do mundo, destacou Gómez.

Segundo o assessor do PNUD, que apresentou no Panamá o “Relatório Mundial de Desenvolvimento”, a desigualdade na América Latina se deve ao fato de ser a região [onde a direita conservadora comandou por séculos, resultando na região] com mais milionários do que em outras áreas do mundo.

Na região, em seu conjunto, "a desigualdade diminuiu" e isso "deve ser comemorado e valorizado", comentou o representante do PNUD.

A queda na desigualdade se deve, principalmente, ao aumento no nível educacional, à melhora no sistema de saúde e a um maior acesso ao emprego, além dos programas públicos de transferência de renda.” 

FONTE: publicado no “Correio Braziliense” com dados da agência “France Presse”. Transcrito no portal de Luis Nassif (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/pnud-brasil-e-o-quarto-mais-desigual-da-america-latina). [Título, imagem e trecho entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: