terça-feira, 23 de abril de 2013

BNDES: PIB PODE CRESCER 3,5% ESTE ANO E 4,5% EM 2014

Luciano Coutinho, presidente do BNDES

“Em entrevista a ‘O Estado de S. Paulo’ (OESP), o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, disse que a promoção da competitividade de grandes empresas de expressão internacional é uma agenda concluída depois que o banco injetou cerca de R$ 18 bilhões em gigantes

O “Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social” (BNDES) começa nova fase. É o que disse seu presidente, Luciano Coutinho, para quem "a promoção da competitividade de grandes empresas [brasileiras] de expressão internacional é uma agenda que foi concluída".

Em entrevista a “O Estado de S. Paulo” publicada na segunda-feira (22), ele disse que, nos últimos anos, o BNDESPar se concentrou no fomento a novas empresas em setores intensivos em inovação tecnológica. 

Nos últimos anos, o banco injetou cerca de R$ 18 bilhões nos frigoríficos JBS e Marfrig, na Lácteos Brasil (LBR), na Oi e na Fibria, conforme levantamento feito por OESP. Algumas dessas empresas estão em situação financeira delicada, como a LBR, que pediu recuperação judicial, e o Marfrig.

Coutinho defendeu a transparência do BNDES e garantiu que divulga todas as operações, respeitando o sigilo bancário.

Leia trechos da entrevista de Coutinho:

ALTA DE JUROS
A estabilidade é a mãe de toda a virtude em qualquer economia, especialmente a brasileira. O movimento do BC foi adequado, porque sinalizou a intenção de não permitir o descontrole inflacionário. Isso é positivo para o crescimento do País. Até porque não é necessário produzir uma recessão para coordenar as expectativas de inflação.

TAXA DE INVESTIMENTO NO FIM DO GOVERNO DILMA
A tendência do investimento é acelerar no ano que vem, porque o programa de concessões tende a ter os efeitos concentrados em 2014 e 2015. Acredito que o investimento pode crescer 8% em 2014, o que levaria a uma taxa de 20% do PIB.

CRESCIMENTO DO PIB EM 2013 E 2014
No ano que vem, o PIB poderá crescer, tranquilamente, 4,5%. Para este ano, no mínimo 3%, podendo ser 3,5%.

BNDES
O banco tem um nível capitalização bastante confortável: 15,4%. Em relação ao “índice de Basileia”, estamos folgados. Considerando o aumento da demanda por infraestrutura, a base de capital terá de ser reforçada. Mas quero sublinhar que o BNDES gera lucro suficiente para a sua capitalização. Temos ajudado o Tesouro Nacional a suportar o superávit primário, pagando dividendos. O entendimento é que o Tesouro nos forneça capital nos momentos em que isso se torne necessário. Mas essa não é uma questão urgente.

BNDESPar
O ano passado foi ruim para todo o mercado de capitais. Mas o BNDESPar teve bom resultado, se não consideramos a necessidade de registrar a preços de mercado as ações nas empresas em que possui mais de 20% de capital. Tivemos perda de valor das ações da Eletrobrás. Quero ressaltar que isso afeta o patrimônio, mas não é perda de caixa. Só seria se vendêssemos as ações. O fato de não registrar essa perda do BNDESPar no BNDES, para não afetar o balanço do banco, criou toda essa celeuma. Não foi um efeito financeiro efetivo, mas o que chamamos de “marcação a mercado”, que pode ser revertida no futuro, à medida que a Eletrobrás se recupere. E vamos ajudar com o que estiver ao nosso alcance.

POLÍTICA DE CAMPEÃS NACIONAIS
A promoção da competitividade de grandes empresas de expressão internacional é uma agenda que foi concluída. É uma política que tinha méritos e chegou até onde poderia ir. Nos últimos anos, o BNDESPar tem se concentrado no fomento a novas empresas em setores intensivos em inovação tecnológica. Vejo potencial interessante no complexo saúde e no setor farmacêutico.

SUBSÍDIOS DOS EMPRÉSTIMOS DO TESOURO AO BNDES
Não quero adiantar, porque ainda não li o trabalho técnico. O Ministério da Fazenda, respondendo ao TCU (Tribunal de Contas da União), produziu uma metodologia de cálculo. Ainda não fizemos análise técnica, mas tenho confiança de que é consistente. Eu queria chamar a atenção para os benefícios dos empréstimos do BNDES. Olhar só os custos é uma avaliação enviesada. Ao estimular os investimentos, os empréstimos do BNDES geram impostos, emprego, renda e elevam a produtividade da economia. Temos estudos sobre os efeitos positivos e os divulgaremos oportunamente.

TRANSPARÊNCIA
Poucas instituições têm tanta transparência como o BNDES. Nós publicamos todas as nossas operações, de crédito ou de mercado de capitais. Recentemente, tornamos nosso site ainda mais amigável a consultas. Consideramos que informar a opinião pública é um dever do servidor público e buscamos responder, preservado o sigilo bancário das empresas.”

FONTE: publicado no portal “Vermelho” com informações de “O Estado de S. Paulo” e portal “Brasil 247”  (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=211681&id_secao=2
).

Nenhum comentário: