terça-feira, 30 de abril de 2013

ONU/PNUD: NO GOVERNO DILMA “BRASIL CONSEGUIRÁ ELIMINAR A POBREZA EXTREMA”


Por Pedro Peduzzi, repórter da Agência Brasil

“O representante do ‘Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento’ (PNUD), Jorge Chediek, disse que o Brasil conseguirá cumprir uma das principais promessas da presidenta Dilma Rousseff e tirar toda a população da pobreza extrema. Ele falou depois de conhecer o estudo “Vozes da Nova Classe Média”, divulgado segunda-feira (29) pela “Secretaria de Assuntos Estratégicos” (SAE) da Presidência da República. Segundo ele, as políticas do governo brasileiro para a nova classe média influenciarão a Organização das Nações Unidas (ONU).

Vemos que políticas públicas sociais e econômicas farão com que o Brasil atinja o resultado de 100% de redução da pobreza extrema. E a ONU tem compromisso assumido de combate à pobreza. Pensamos muito nisso, mas [pensamos] pouco no ponto de chegada, que é a classe média. É muito útil o Brasil estar pensando nesse ponto de chegada”, disse o representante do Pnud.

Ministro da SAE e presidente do “Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada” (IPEA), Marcelo Neri, disse que “o fim da miséria é apenas o começo”. Segundo ele, a desigualdade teve “queda espetacular”, após o índice de GINI ter caído de 0,64 para 0,54 nos últimos dez anos. Esse índice, pelo qual zero representa a igualdade total de renda, é um dos mais usados para comparações socioeconômicas entre países.

Em 2012, mesmo com [baixo crescimento do PIB] o chamado “Pibinho”, 35% das pessoas subiram [de nível social], enquanto 14% caíram. Isso mostra que o país vive mais prosperidade e oportunidade, e menos desigualdade”, acrescentou o ministro Marcelo Neri, após apontar a carteira de trabalho como maior símbolo da classe média.
  

Para Jorge Chediek, os números apresentados pelo estudo “são impressionantes”. Ele avalia que a formalização do emprego foi fundamental para os bons resultados. “O que mais melhorou a situação do país foi a criação de empregos. [Também] por isso é muito importante conhecer a classe média”, acrescentou. “A presidenta Dilma Rousseff disse que quer fazer do Brasil um país de classe média. Queremos influenciar a política e ampliá-la para fazer, também do mundo, um mundo de classe média

O estudo “Vozes da Nova Classe Média” mostra a contribuição do empreendedor para a expansão da nova classe média brasileira. Tem como um dos destaques o aumento na formalização dos empregos. Entre as conclusões do estudo, está a de que 40% dos postos de trabalho disponíveis foram gerados a partir de pequenos negócios.

Das 15 milhões de novas vagas abertas entre 2001 e 2011, 6 milhões foram criadas pelos empreendimentos de pequeno porte. Além disso, 95% delas são empregos formais. Ainda de acordo com o estudo, 39% do total de remunerações do país estão relacionadas a pequenos empreendedores – volume que supera os R$ 500 bilhões por ano.”

FONTE: escrito por Pedro Peduzzi, repórter da Agência Brasil (Edição: Beto Coura) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-04-29/brasil-conseguira-eliminar-pobreza-extrema) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: