domingo, 28 de abril de 2013

NA ONU, ECONOMISTA BELGA CLASSIFICA DE "ESCÂNDALO" O BLOQUEIO A CUBA


“O economista e escritor belga Marc Vandepitte qualificou de “escândalo” a persistência do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, e instou o presidente Barack Obama a levantar essa medida, rechaçada pelas Nações Unidas. Vandepitte deu uma entrevista à “Prensa Latina” em Genebra logo após uma conferência sobre a economia cubana no Palácio das Nações, na quinta-feira (25).

 “O bloqueio tem elevado custo para o pequeno país caribenho, porque afeta o comércio, os investimentos e as transações financeiras”.

Durante o evento, o especialista belga ofereceu uma panorâmica da situação de Cuba desde antes do triunfo da Revolução, suas relações com o campo socialista, o período especial até à etapa de atualização do modelo econômico e social que se leva a cabo nestes momentos.

Vandepitte explicou como, apesar de ser um país bloqueado há mais de 50 anos, Cuba tem indicadores superiores aos de muitos países, inclusive de nações industrializadas, segundo dados oferecidos pelo “Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento” e outras entidades internacionais.

O informe que Cuba apresentará no “Exame Periódico Universal” ante o “Conselho de Direitos Humanos” assinala que o país cumpriu grande parte dos “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” da ONU.

Em 2012, a taxa de mortalidade infantil foi de 4,6 por cada mil nascidos vivos, a mais baixa da América Latina, e a materna foi de 21,5 por cada 100 mil, entre as menores no nível mundial.

A respeito do ensino, o país está em 14º em nível mundial, de acordo com o “Índice de Desenvolvimento do programa Educação para Todos”.

Esses resultados foram possíveis em Cuba apesar de o país estar sob o bloqueio, porque o governo prioriza o bem-estar da população, disse Vandepitte.

À conferência na sede da ONU assistiram a embaixadora de Cuba ante os organismos internacionais com sede em Genebra, Anayansi Rodríguez, membros do corpo diplomático e delegações de grande número de países representados na sede.”

FONTE: Publicado no “Prensa Latina” e traduzido e transcrito pelo portalVermelho” (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=212115&id_secao=7). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: