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“Nota à imprensa sobre
reportagem do ‘Fantástico’, da ‘Globo’ (o
programa escolheu 2013 para investigar os gargalos do Brasil):
FERROVIA
NORTE-SUL E PORTO DE SANTOS
Brasília,
22/04/2013 – A respeito da matéria “Deficiência
estrutural nas ferrovias e portos faz Brasil desperdiçar bilhões”, exibida
no programa “Fantástico” de 21/04/13, os Ministérios do Planejamento e
Transportes, Secretaria de Portos e “Valec Engenharia, Construções e Ferrovias AS”
esclarecem:
A ferrovia Norte-Sul, com 2.255 quilômetros de
extensão, se encontra em três diferentes estágios:
--Trecho
Palmas/Açailândia: 719 quilômetros em operação;
--Trecho
Palmas/Anápolis: 855 quilômetros em finalização de obras (90% de execução);
--Trecho
Anápolis/Estrela d’Oeste: 681 em obras (35% de execução);
--A reportagem
se concentrou no trecho entre as cidades de Palmas (TO) e Anápolis (GO) cujas
obras estão sendo finalizadas e, de fato, não estão concluídas;
--Quatro
novos contratos, realizados pelo “Regime Diferenciado de Contratação Pública”
(RDC), farão os serviços necessários para colocar o trecho entre Palmas (TO) e
Anápolis (GO), em operação, tais como: taludes, brita para sustentação dos
dormentes, desvios e pátios de manobra;
--Esses
contratos somam R$ 400 milhões: dois já estão com contratos assinados e dois em
fase final de licitação;
--Os 10%
restantes de obras, entre o trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), serão
realizados até o final de 2013 e o segmento entrará em operação em 2014;
--Em
relação ao trecho Anápolis/Estrela d’Oeste, não é verdadeira a informação de
que não há projeto para pontes e passagens;
--Todos
os projetos executivos das 69 pontes ou passagens estão finalizados. 60 deles
estão aprovados e os nove restantes em fase final de análise;
--A
previsão de conclusão de obras nesse trecho é julho de 2014.
Não é
verdadeira, também, a informação sobre a dragagem do Porto de Santos. Ao contrário do que diz a matéria, recentemente
foi concluída a primeira fase da dragagem de aprofundamento do canal de acesso
e bacias de evolução do porto. Essa dragagem amplia o acesso de grandes navios
e eleva a capacidade de transporte de carga. Também foi concluída a implosão
das pedras de Itapema e Teffé, além da retirada do navio Ais Georgis, que
contribui para melhorar a movimentação de grandes embarcações.
No Porto
de Santos, de 2002 a 2012, a movimentação de cargas aumentou em 97% e a
quantidade de navios atracados, em 40%.
A
reportagem não aborda os benefícios já gerados pelos trechos em operação da Ferrovia Norte-Sul e omite parte de sua
história:
--De
1987 a 2002, foram realizados 215 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul. A partir
de 2003, foram concluídos 504 quilômetros entre Aguiarnópolis (TO) e Palmas
(TO).
--De
2008 até junho de 2012, já foram transportados quase 9 milhões de toneladas de
grãos, minério de ferro e areia na Ferrovia Norte-Sul.
--Em
2014, a Ferrovia Norte-Sul terá 2.255 quilômetro em operação: de Açailândia
(MA) até Estrela D´Oeste (SP).
--Em
complemento, serão leiloados, no segundo semestre de 2013, a concessão para
construção e operação dos segmentos entre Açailândia (MA) e Vila do Conde (PA),
fazendo a ligação da ferrovia ao norte para o Porto de Vila do Conde (PA); e
entre Estrela D´Oeste (SP) – Panorama (SP) – Maracaju (MS) – Paranaguá (PR),
complementando a ligação da ferrovia com portos do sul do país.
O PAC
marca a retomada do modal ferroviário no transporte de cargas no Brasil, que
manteve sua malha estagnada até meados de 1996.
O PAC
representará ampliação da malha
ferroviária de 5.050 quilômetros até 2016, muito superior aos 719
quilômetros de expansão da malha nos 20 anos que o antecederam. Além da “Norte-Sul”,
destacam-se grandes obras como:
--114
quilômetros em operação da Ferronorte, entre Alto Araguaia (MT) e Itiquira (MT).
--146
quilômetros da Ferronorte, em fase final de obras: Itiquira (MT) e Rondonópolis
(MT).
--Ferrovia
Transnordestina – 1.728 km.
--Ferrovia
de Integração Oeste-Leste (FIOL) – Ilhéus (BA) – Barreiras (BA) – 1.022 km.
--Além
disso, o Governo Federal lançou, em agosto de 2012, o “Plano de Investimentos
em Logística” (PIL), que prevê a ampliação da malha ferroviária nacional em
mais de 10 mil km. Os leilões de concessão desses novos segmentos ferroviários
estão previstos para o 2º semestre de 2013.
O planejamento
de expansão da malha ferroviária pelo Governo Federal, somando PAC e as
concessões permitirão a sua ampliação em mais de 15 mil km, mais de 50% da
malha hoje existente, 28.700.”
Ministério do
Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério dos Transportes
Secretaria de Portos
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias AS
Ministério dos Transportes
Secretaria de Portos
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias AS
FONTE:
portal “Viomundo” (http://www.viomundo.com.br/denuncias/fantastico-em-destaque-a-crise-na-infraestrutura.html).
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