terça-feira, 7 de agosto de 2012

SERRA JÁ ERA NEOLIBERAL ENTREGUISTA EM 1988, NA CRIAÇÃO DO PSDB



Do blog "Os amigos do Presidente Lula"

O jornalista Sebastião Nery conta essa história em seu livro “Folclore Político”:

“O Conselho Editorial da “Editora Paz e Terra” era assim: Antonio Candido, Celso Furtado, Fernando Henrique Cardoso. O dono e editor era Fernando Gasparian. Foi assim que a “Paz e Terra” nasceu.

Cansados de brigar com Ulysses Guimarães e Orestes Quércia, porque queriam controlar o PMDB de São Paulo para lançar Mário Covas
[e não Ulisses Guimarães] à Presidência da República nas eleições de 89, os então senadores Mário Covas e Fernando Henrique Cardoso e os deputados José Serra e Fernando Gasparian, todos do PMDB de São Paulo, reuniram-se uma noite em São Paulo, durante a Constituinte, para fundar um novo partido [o PSDB].

Serra fez longa exposição, defendendo o fim do Estado forte, o neoliberalismo e as privatizações. Gasparian não gostou:

– “Nesse partido eu não entro. Vai ser uma UDN entreguista”.

Os três participaram do comando da fundação do PSDB. Gasparian continuou no PMDB.”-


A história confirma que a conversão de José Serra ao neoliberalismo vem, pelo menos, desde 1988. Mas este blog [Os amigos do Presidente Lula] suspeita que a conversão vem de antes, lá pelos idos de 1973, quando os EUA apoiaram o golpe de Pinochet no Chile e
receberam [nos EUA] Serra de braços abertos, inclusive com polpuda bolsa. O Chile de Pinochet tornou-se o laboratório das idéias de Milton Friedmann, o pai do neoliberalismo. Serra, nos EUA, parece que passou a escrever contra o regime anterior de Salvador Allende, texto que ele esconde a sete chaves.”

FONTE: do blog “Os amigos do Presidente Lula” (http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2012/08/serra-ja-era-neoliberal-entreguista-em.html). [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: