domingo, 13 de janeiro de 2013

EUA: HÁ OUTRA CRISE NA PRÓXIMA ESQUINA


ROUBINI ADVERTE QUE HÁ OUTRA CRISE NA PRÓXIMA ESQUINA

“O economista norte-americano Nouriel Roubini considera que o acordo atingido nos Estados Unidos para evitar o precipício fiscal é só o início de um pesadelo que o país terá de atravessar num futuro próximo. Num artigo publicado no “Financial Times”, Roubini assinala que os Estados Unidos foram defraudados pelos seus líderes e que "a natureza disfuncional" do sistema político do país indica que há outra crise ao virar da esquina.

A próxima crise poderia estourar em apenas dois meses, com a aplicação dos cortes de despesas programados para o mesmo período em que o país chegará ao teto da dívida, o que dará lugar a outro "desordenado" debate entre democratas e republicanos. O panorama a longo prazo é mais triste ainda. A realidade é que os EUA ainda têm de despertar para toda a dimensão do seu pesadelo fiscal, disse Roubini.

"Nem democratas nem republicanos reconhecem que a manutenção de um Estado de bem-estar básico, que é justa e necessária na nossa era da globalização, a rápida mudança tecnológica e a pressão demográfica implicam maiores impostos para a classe média, assim como para os ricos. Um acordo que estende as reduções fiscais insustentáveis a 98 por cento dos norte-americanos é, portanto, uma vitória de Pirro para Obama”, concluiu o economista.

Em resumo, o 'miniacordo' sobre o precipício fiscal desviou-se de todas as questões importantes. Ao não incluir cortes de despesas no acordo, os democratas animaram os republicanos, que estão decididos a reduzir os impostos, mas não têm um plano para cobrir os seus custos. Isso de novo depende dos políticos de Washington, de saber se resolvem o problema antes que o mercado o faça por eles. O acordo da terça-feira da semana passada sugere que isso não vai acontecer facilmente.

FONTE: site “Carta Maior” (http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=21477) [Imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: