quarta-feira, 18 de maio de 2011

CELSO AMORIM CRITICA EUA POR FALTA DE APOIO AO BRASIL


“O ex-chanceler Celso Amorim criticou o governo americano por não apoiar a inclusão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Durante palestra em Nova York, ele ainda acrescentou que os EUA não estão preparados para o crescimento de uma potência com alcance global na América Latina.

O presidente Barack Obama apoiou a entrada da Índia (no conselho) quando visitou o país no ano passado, mas não fez o mesmo quando esteve no Brasil. Mas qual a diferença entre os dois países? São duas democracias multiculturais. A Índia tem mais habitantes, mas temos um território mais extenso e PIB maior. A diferença é que a Índia tem arma nuclear e o Brasil, não. Foi um péssimo sinal para o restante do mundo", disse Amorim. O ex-chanceler disse que essa era sua opinião pessoal.

Segundo Amorim, "os EUA não estão acostumados com uma potência com alcance global na região (Américas), como o Brasil" .

Questionado sobre qual conselho ele daria a Obama nas relações bilaterais, Amorim respondeu que "os Estados Unidos precisam ter uma política específica para o Brasil e não incluir o país no restante da América Latina".

FONTE:  escrito por Gustavo Chacra no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1004/Amorim-critica-EUA-por-falta-de-apoio-ao-Brasil) [imagem do google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: