quinta-feira, 19 de maio de 2011

“FX-2: COMPRA DE CAÇAS FICOU PARA 2012”, DILMA DIZ A 1°MINISTRO SUECO

Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, que visita oficialmente o Brasil Foto - Planalto

“O adiamento da compra dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) foi um dos temas da conversa de cerca de uma hora, no Palácio do Planalto, entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, que esteve em visita oficial

BRASIL-SUÉCIA - DECLARAÇÃO DA PRESIDENTE DILMA ROUSSEFF

TÂNIA MONTEIRO - Agência Estado

“O adiamento da compra dos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) foi um dos temas da conversa de cerca de uma hora, no Palácio do Planalto, entre a presidente Dilma Rousseff e o primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldt, que está em visita oficial ao País. Reinfeldt defendeu o modelo sueco e a presidente Dilma explicou que este é ano de contenção de despesas e que, por isso, a definição da compra dos caças ficou para 2012. Na conversa, Dilma disse que os três projetos estudados pelo governo brasileiro têm problemas, cada um com suas especificidades. O caça sueco Gripen, por exemplo, ainda não saiu do papel.

Na declaração conjunta de Dilma e Reinfeldt, no entanto, esse tema não foi tratado. Em sua declaração à imprensa, ao lado do primeiro-ministro da Suécia, a presidente preferiu falar sobre o desejo de o Brasil se desenvolver de forma competitiva, inovadora, sustentável e com ênfase no bem estar de seu povo. Dilma também citou as relações e os negócios entre Brasil e Suécia.

Dilma defendeu a necessidade de maior eficiência e legitimidade de instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial, o Conselho de Segurança das Nações Unidas e o Conselho de Direitos Humanos da ONU. Ela pediu, ainda, apoio à indicação do ex-ministro José Graziano para a direção da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). "O candidato brasileiro reúne as mais sólidas credenciais para assumir esse importante cargo", disse Dilma, ao explicar ao primeiro-ministro sueco a indicação de Grazianno.

A presidente também informou ao primeiro-ministro a posição Brasil em relação aos conflitos no Oriente Médio e na África. "O Brasil espera que a comunidade internacional ajude os países da região por meio do diálogo e da negociação, com respeito à soberania nacional, às liberdades civis e aos direitos humanos e sendo necessário observar estritamente o mandato da ONU", declarou. "Não se pode postergar uma solução negociada em todos os rincões do mundo."

Segundo a presidente, Suécia e Brasil defendem que o desarmamento passe não apenas pela redução dos arsenais [convencionais], mas também pela de armas nucleares. Dilma lembrou que Brasil e Suécia atuam de forma coordenada na luta contra os desafios da mudança do clima e agradeceu o apoio para a Conferência do Clima - a Rio +20 -, a ser realizada em junho do ano que vem.

INVESTIMENTOS

Após lembrar que a Suécia é um país tradicional e importante investidor no Brasil, onde existem mais de 200 empresas suecas que geram mais de 50 mil empregos, com faturamento de US$ 23 bilhões, Dilma citou que o comércio entre os países triplicou entre 2003-2008, apesar da crise. A presidente disse que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e de infraestrutura para a Copa do Mundo e a Olimpíada podem receber investimentos da Suécia.

A presidente comentou, também, que, na área tecnológica, ela e Reinfeldt concordam que a cooperação já começa a produzir resultados concretos, como o projeto conjunto da Vale e da Scania, para a adaptação no Brasil de motores de grande porte. Dilma falou, ainda, da importância do centro de pesquisa e inovação sueco-brasileiro em São José dos Campos (SP), que contribuirá para o desenvolvimento do setor aeroespacial dos dois países, e dos projetos de biocombustíveis desenvolvidos pelos parceiros. A presidente citou as vagas em universidades suecas dadas a estudantes brasileiros e disse que deseja "dar início, em breve, ao projeto piloto de produção de etanol na Tanzânia".

FONTE: reportagem de Tânia Monteiro divulgada pela Agência Estado e transcrita no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/fx2/noticia/1029/Dilma-diz-a-sueco-que-compra-de-cacas-ficou-para-2012).

4 comentários:

Probus disse...

Maria Tereza, eu ainda espero que aja espaço para soberania e transparência nesta licitação. Convém ler esta matéria:

Declaração Conjunta assinada por ocasião da
V Reunião da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação -
Moscou, 17 de maio de 2011
(Itálicos Defesanet)
Parágrafos de leitura recomendada 13 a 18 e 22

http://www.defesanet.com.br/geopolitica/noticia/1027/Brasil---Russia---V-Reuniao-de-Alto-Nivel-de-Cooperacao

Unknown disse...

Probus,
Obrigada pela sugestão. Farei postagem hoje sobre o assunto.
Maria Tereza

Anônimo disse...

DILMA A MALIGNA COMUNISTA NÃO QUER COMPRAR CAÇAS , ELA QUER SUCATEAR AS FORÇAS ARMADAS PARA QUE HUGO CHÁVEZ TENHA MAIS CHANCE DE INVADIR O BRASIL.

Probus disse...

Oi THOYA, tudo bem?

Não meu nobre, a DILMA NÃO é maligna, talvez, malignos sejam quem te influencia. Afinal, dá, perfeitamente para eu avaliar sua debilidade mental.

Procure saber mais sobre os assunto dos caças, pois, quem está SABOTANDO a compra são, JUSTAMENTE, os MILICOS de PIJAMA que VOCÊ defende. Você, com CERTEZA, NÃO sabe o que é CUSTO/BENEFÍCIO, JUNITI SAITO também NÃO sabe.

Você não nota que só existem caças de 4ª Geração e, da OTAN no FX-2????

EU preferia INVESTIR em caças de 5ª Geração... CHINA e RÚSSIA, países COMUNISTAS, possuem... E ainda tem EXCELENTES caças de 4ª Geração, com o Su-35 e o J-10B.

Você não nota que a Licitação do FX-2 está COMPLETAMENTE desatualizada???

THOYA, você é INOCENTE demais, além de ser dotado de argumentos jumentícios, Dilma NÃO quer sucatear NOSSAS Forças Armadas, pois, elas NUNCA existiram... Forças Armadas THOYA tem que ter PODER de DISSUASÃO, entende???

HUGO CHÁVEZ, invadir o Brasil??? Bom, acho mais FÁCIL HUGO CHÁVEZ nos PROTEGER dos IMUNDOS da GUIANA FRANCESA, dos PIRATAS das MALVINAS e, dos GENOCIDAS de CURACAO.

Vá estudar IMBECIL!!!!