Antonio Delfim Netto
“A INFLAÇÃO ATUAL É MUNDIAL”
ECONOMISTA DIZ QUE INFLAÇÃO [TAMBÉM] VEM DE "DESARRANJO" NA ÁREA DO TRABALHO
“O economista e ex-ministro da Fazenda e Planejamento Antonio Delfim Netto diz que o atual surto inflacionário no país é consequência de combinação de "desarranjo" e "estresse" no mercado de trabalho.
Nos últimos meses, o desemprego no Brasil vem batendo recordes de baixa, estimulando trabalhadores a pedir reajustes maiores.
"A inflação atual é mundial. E há, seguramente, alguma pressão interna, principalmente por conta de estresse no mercado de trabalho. Há desarranjo interno entre oferta e procura de trabalho", afirma.
Delfim Netto declara que o Brasil está passando por "um processo civilizatório".
Nessa transformação, as pessoas estariam melhorando seus padrões de vida, ao mesmo tempo em que há mudança nos padrões de consumo.
LULA
"Colocar a distribuição de renda como fator de desenvolvimento, sacrificando até o crescimento, foi intuição de um cidadão chamado Luiz Inácio Lula da Silva", diz.
"É processo que os economistas detestam, pois eles têm a pretensão de querer saber mais do que o próprio consumidor" -diz ele sobre a maneira que os consumidores se comportam.
Delfim diz não acreditar que o volume de crédito concedido à população seja risco hoje, mas acha que não haverá crescimento em 2011 no mesmo ritmo acelerado dos últimos anos.
Veja a íntegra da entrevista com Delfim Netto: [FONTE: site da TV Folha (folha.com/tv)]:
.
FONTE: Folha de São Paulo e portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1605201109.htm).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário