terça-feira, 17 de maio de 2011

Delfim Netto: “BRASIL PASSA POR NOVO ‘PROCESSO CIVILIZATÓRIO’”

                                Antonio Delfim Netto

“A INFLAÇÃO ATUAL É MUNDIAL”

ECONOMISTA DIZ QUE INFLAÇÃO [TAMBÉM] VEM DE "DESARRANJO" NA ÁREA DO TRABALHO


“O economista e ex-ministro da Fazenda e Planejamento Antonio Delfim Netto diz que o atual surto inflacionário no país é consequência de combinação de "desarranjo" e "estresse" no mercado de trabalho.

Nos últimos meses, o desemprego no Brasil vem batendo recordes de baixa, estimulando trabalhadores a pedir reajustes maiores.

"A inflação atual é mundial. E há, seguramente, alguma pressão interna, principalmente por conta de estresse no mercado de trabalho. Há desarranjo interno entre oferta e procura de trabalho", afirma.

Delfim Netto declara que o Brasil está passando por "um processo civilizatório".

Nessa transformação, as pessoas estariam melhorando seus padrões de vida, ao mesmo tempo em que há mudança nos padrões de consumo.

LULA

"Colocar a distribuição de renda como fator de desenvolvimento, sacrificando até o crescimento, foi intuição de um cidadão chamado Luiz Inácio Lula da Silva", diz.

"É processo que os economistas detestam, pois eles têm a pretensão de querer saber mais do que o próprio consumidor" -diz ele sobre a maneira que os consumidores se comportam.

Delfim diz não acreditar que o volume de crédito concedido à população seja risco hoje, mas acha que não haverá crescimento em 2011 no mesmo ritmo acelerado dos últimos anos.

Veja a íntegra da entrevista com Delfim Netto: [FONTE: site da TV Folha (folha.com/tv)]:
.


FONTE: Folha de São Paulo e portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1605201109.htm).

Nenhum comentário: