quarta-feira, 18 de maio de 2011

PETROBRAS LIDERA RANKING DE SUSTENTABILIDADE DAS MAIORES EMPRESAS DE ENERGIA DA AMÉRICA LATINA


“A Petrobras obteve a melhor nota no estudo sobre sustentabilidade com as maiores empresas de energia da América Latina. O ranking foi elaborado pela consultoria espanhola Management & Excellence (M&E) em parceria com a revista LatinFinance, publicação internacional especializada no mercado latino-americano.

Segundo a consultoria, a classificação deste ano levou em conta não só o grau de adesão, mas se as companhias estavam de fato implementando políticas de sustentabilidade. A Petrobras destacou-se neste item por atingir marca muito superior à nota de seus pares na categoria de desempenho em sustentabilidade.

O método utilizado para a preparação do relatório deste ano incluiu cerca de 200 atributos relacionados à sustentabilidade, responsabilidade social, governança corporativa, práticas ambientais e financeiras. O ranking é considerado uma ferramenta tanto para empresas criarem referências e melhorarem seu desempenho quanto para investidores e analistas avaliarem o desempenho futuro das companhias.

De acordo com a M&E, os investidores e acionistas estão cada vez mais interessados em obter esse tipo de informação sobre as empresas. O motivo disso é que tem sido demonstrado que investimentos em sustentabilidade impactam na qualidade da gestão e, portanto, nos fundamentos financeiros. Por exemplo, um bom programa de ética pode reduzir as despesas operacionais em 5%; e amplos programas de qualificação de funcionários podem ter impacto de 30% a 800% na produtividade e na receita, segundo estudos da M&E realizados com grandes empresas latino-americanas.

O compromisso da Petrobras com o desenvolvimento sustentável tem levado a companhia a diversos reconhecimentos. No início do ano, a Petrobras foi considerada uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo o ranking Global 100, elaborado pela revista Corporate Knights, publicação canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável. E, em 2010, a companhia conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o direito de participar da composição do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o mais importante índice mundial de sustentabilidade.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/05/16/petrobras-lidera-ranking-de-sustentabilidade-das-maiores-empresas-de-energia-da-america-latina/#more-39385).

Nenhum comentário: