sexta-feira, 20 de maio de 2011

DILMA PEDE ELIMINAÇÃO COMPLETA DO ARSENAL NUCLEAR MUNDIAL


“Ao lado do primeiro-ministro da Suécia, Fredrik Reinfeldtem, a presidente Dilma Rousseff defendeu na terça-feira (17) a eliminação dos arsenais nucleares em todo o mundo. A visão brasileira pró-desarmamento não é nova —mas foi a primeira vez que Dilma se referiu ao tema publicamente.

Como membros da coalizão da ‘Nova Agenda’, Brasil e Suécia defendem que o desarmamento passa não apenas pela redução dos arsenais — mas também por revisão abrangente do papel das armas nucleares”, declarou Dilma à imprensa.

Embora o Brasil seja, desde 1998, um dos 189 signatários do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, o governo tem posição ainda mais avançada do que esse acordo propõe. Mais do que “não proliferar” —ou seja, congelar o status que cada país tem hoje—, Dilma defende “a eliminação dos armamentos atômicos”.

Além do desarmamento, temas como o Conselho de Segurança da ONU, o desenvolvimento sustentável e a balança comercial entre Brasil e Suécia dominaram o encontro entre Dilma e Reinfeldt na manhã de terça-feira (17), no Palácio do Planalto. Mais tarde, o premiê foi recebido em almoço no Palácio Itamaraty.

O sueco ficou no Brasil até quarta-feira (18). O objetivo de sua visita foi ampliar os acordos comerciais e de cooperação em vários setores, como ciência, tecnologia, inovação, educação e biocombustíveis. Segundo ele, a Suécia é o maior importador de etanol do Brasil na Europa.

Dilma disse confiar em resoluções pacificas para os conflitos no Oriente Médio e no Norte da África. A presidente também manifestou preocupação com o bem-estar civil da população dos países da região. “O Brasil espera que a comunidade internacional ajude os países da região por meio do diálogo, da negociação, com estrito respeito à soberania nacional, às liberdades civis e aos direitos humanos”, declarou.

Dilma e Reinfeldt também conversaram sobre a ‘Rio+20’ —a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro. O evento —que ocorrerá 20 anos depois da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92)— tem como objetivo renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta.”

FONTE:
portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=154466&id_secao=1) [imagem do Google adicionada por este blog].

Um comentário:

Darkkann disse...

é... o brasil pede o fim das armas atomicas ao mesmo tempo que tenta entrar pro conselho de segurança, cuja exigencia maior de aceitação é ter bombas atomicas...

é por causa desta politica externa desastrosa que o brasil não consegue credito no exterior.

será que nenhum dos nossos politicos enxerga a incoerencia dos seus discursos? os outros paises parecem enxergar... mas nem falam nada né, deixam que a gente se enforque sozinho.