quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ARGENTINA EXIGE QUE REINO UNIDO DEVOLVA AS ILHAS MALVINAS

“A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, disse por meio de uma mensagem que será publicada na imprensa britânica e antecipada ontem, quarta-feira (2), pelo jornal “The Guardian” que o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, deveria colocar fim ao colonialismo e devolver as Malvinas.

A mensagem será publicada hoje, quinta-feira (3), em forma de anúncio na imprensa do Reino Unido. Cristina Kirchner afirmou no texto que o governo britânico deveria cumprir com uma Resolução das Nações Unidas de 1960 que solicita que os Estados-membros da organização não pratiquem o "colonialismo em todas suas formas e manifestações".

A presidenta disse que Cameron deveria começar as negociações sobre a soberania das ilhas, que "foram retiradas à força" da Argentina há "exatamente 180 anos, em 3 de janeiro de 1833". Cristina Kirchner disse que as Malvinas se encontram a "8.700 milhas (14 mil km) de Londres" e que a marinha britânica expulsou os argentinos que originariamente habitavam o arquipélago, em claro exemplo de "colonialismo".

O “The Guardian” afirmou que a iniciativa de Cristina Kirchner foi uma resposta à decisão adotada no mês passado pelo Reino Unido de denominar "Terra da Rainha Elizabeth" uma área do Setor Antártico Argentino, o que foi considerado uma provocação. O jornal acrescentou que a presidente e seus assessores acreditam que se o assunto permanecer nos meios de comunicação será mais fácil forçar o Reino Unido a discutir a questão.

Cristina Kirchner destacou, na carta ao primeiro-ministro britânico, endereçada também ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que não só a América Latina, mas também a grande maioria das pessoas e governos do mundo concordam com a posição argentina e rejeitam o colonialismo".

P.S: RESPOSTA BRITÂNICA EM 03/01/2013:

CAMERON NEGA PEDIDO DE CRISTINA KIRCHNER SOBRE DEVOLUÇÃO DAS ILHAS MALVINAS PARA A ARGENTINA

Da Agência Brasil

“O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, recusou hoje (3) o pedido da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, de devolução das Ilhas Malvinas. Em carta, publicada nos jornais britânicos e argentinos, Cristina Kirchner acusa o Reino Unido de colonialismo, pede a retomada do diálogo e a devolução das ilhas.

De acordo com assessores de Cameron, a população das Malvinas demonstrou "o desejo claro de ser britânica" e o primeiro-ministro fará "o possível para proteger" seus interesses. Em março, será realizado um referendo sobre o estatuto político do arquipélago.

Cameron pediu à Cristina Kirchner que aceite o resultado do referendo. De acordo com assessores, os moradores das Ilhas Malvinas são livres para escolher o futuro, tanto na política como na economia, e têm direito à autodeterminação. [...].

[OBS deste blog ‘democracia&política’: essa posição do primeiro-ministro do Reino Unido é puro, agressivo e grotesco deboche, escárnio. Depois da invasão militar das ilhas em 1833, os referidos habitantes das Malvinas têm sido, em sua maioria, militares e funcionários britânicos e suas famílias. Obviamente, em pesquisas, manifestam a vontade de permanecer britânicos. Seria análogo um referendo nas colônias israelenses nos territórios palestinos invadidos e ocupados. Provavelmente, poucos habitantes das colônias gostariam de se tornar palestinos].

FONTE: Portal Terra. Transcrito no portal “Vermelho”  (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=202598&id_secao=7). [Imagem obtida no Google e adicionada por este blog ‘democracia&política’].
FONTE (do Post Scriptum): reportagem de Renata Giraldi, repórter da Agência Brasil  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-01-03/cameron-nega-pedido-de-cristina-kirchner-sobre-devolucao-das-ilhas-malvinas-para-argentina). [Observação entre colchetes adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: