terça-feira, 8 de janeiro de 2013

DEMOS TENTAM SE AFASTAR DOS TUCANOS



“A colunista Eliane Cantanhêde, a da "massa cheirosa" tucana, informou na ‘Folha’ [07/01] que o DEM tentará se afastar do PSDB numa última tentativa para garantir a sua sobrevivência política. Líderes da combalida sigla teriam se reunido no sábado passado, em Salvador (BA), para traçar um plano com o objetivo de impedir a extinção da legenda. "Eles decidiram se desgarrar do PSDB e ampliar o leque de alianças com PMDB, PDT e PSB, aliados do Planalto, para aumentar a participação no Congresso na disputa de 2014".

Segundo a jornalista, que deve estar preocupada com esse possível novo "racha" da oposição de direita, o esforço é para reanimar o partido. A cada eleição, a sigla vem definhando e já era tido como certo que seu destino seria o inferno - caso o capeta aceitasse o convívio com os demos. No pleito de outubro passado, o DEM só conseguiu respirar graças à vitória em Salvador. No restante do país, os resultados foram desastrosos. O partido perdeu 1.529 vereadores e 214 prefeitos, na comparação com as eleições de 2008.

"A meta é manter o DEM como 'partido viável': recuperar o total de deputados que tinha antes do racha que gerou o PSD, articulado pelo ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. Eram em torno de 40. Hoje, são 27, insuficientes para pavimentar, por exemplo, o futuro de ACM Neto na política nacional", relata Eliane Cantanhêde. O partido ainda não sabe como se comportará na sucessão de 2014. Parte dos seus dirigentes mantém "ligações estreitas com o senador Aécio Neves", o cambaleante presidenciável tucano. Mas já há quem sustente uma aliança com o governador Eduardo Campos (PSB), "que tem se colocado como alternativa da base aliada caso a economia não sustente o PT em alta".

Nenhum comentário: