domingo, 6 de janeiro de 2013

ESTADOS UNIDOS SÃO OS AUTORES DOS CRIMES ATÔMICOS NO MUNDO


 Do “HispanTV”

“A conduta dos Estados Unidos em assuntos nucleares colocou em destaque o fato de que aquele país é o principal [ou único] autor dos crimes atômicos cometidos no planeta, segundo declarações, na sexta-feira (4), do secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã, Said Jalili.

Ele agregou que os Estados Unidos são o único país que já utilizaram a bomba nuclear contra pessoas inocentes.

De acordo com o alto representante do Irã em assuntos nucleares, os Estados Unidos são o grande detentor de armas nucleares e, atualmente, realiza pesquisas e testes de nova geração desse tipo de armamento, pois há duas semanas foi divulgada a notícia de novo teste nuclear americano.

Jalili mencionou que, há dois anos, o Irã acusou Washington na “Agência Internacional de Energia Atômica” (AIEA) de ser provedor de armas nucleares no mundo, já que havia facilitado esse tipo de armas para o regime de Israel.

Jalili também lembrou que o Irã apresentou à AIEA documentos que mostram que os Estados Unidos perdeu, há 40 anos, mais de 130 quilogramas de urânio enriquecido em alto grau, e que Teerã pede por investigação do caso.

Ao ressaltar a importância desta denúncia, assinalou que até a opinião pública dentro dos EUA deve se preocupar com o caso.

Jalili fez essas declarações durante uma coletiva de imprensa realizada em Nova Delhi, capital da Índia, onde se encontra desde quarta com a finalidade de ampliar os vínculos bilaterais.”

FONTE: do “HispanTV”. Transcrito no portal “Vermelho” (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=202827&id_secao=9
) [Imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: