quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

PETROBRAS DESCOBRE MAIS PETRÓLEO NO PRÉ-SAL



“A Petrobras informa que o quinto poço perfurado após a assinatura do contrato de Cessão Onerosa descobriu petróleo de boa qualidade na área denominada “Sul de Tupi”, no pré-sal da Bacia de Santos.

O poço 4-BRSA-1047-RJS (4-RJS-698), informalmente conhecido como “Sul de Tupi”, está situado ao sul do “campo de Lula”, em profundidade d´água de 2.188 metros e a uma distância de 302 km da costa do Estado do Rio de Janeiro.

O poço comprovou a presença de reservatórios de excelente qualidade, em rochas carbonáticas, situadas abaixo da camada de sal.

Avaliações preliminares indicam a existência de comunicação entre os reservatórios da “Cessão Onerosa Sul de Tupi” e o “Campo de Lula”, onde já foi constatado petróleo com cerca de 28º API.

O poço ainda está sendo perfurado, atualmente na profundidade de 5.220 metros, e a perfuração prosseguirá até o nível previsto no contrato de Cessão Onerosa, a aproximadamente 5.600 metros.

De acordo com as atividades e investimentos previstos no “Programa Exploratório Obrigatório” (PEO) do contrato de Cessão Onerosa, após a conclusão da perfuração, está programada a realização de um “teste de formação” para avaliar a produtividade dos reservatórios portadores de óleo.

Conforme prevê o contrato, a fase exploratória tem seu término previsto até setembro de 2014, sendo que a Petrobras poderá declarar comercialidade até essa data.”

 

COMPLEMENTAÇÃO

 

PETROBRAS REFINA 2,111 MILHÕES DE BARRIS E ATINGE MARCA RECORDE


Refinaria Gabriel Passos, em Betim-MG
“A Petrobras refinou no dia 1º de janeiro deste ano volume recorde de petróleo. Segundo nota divulgada na terça (8) pela empresa, foram processados 2,111 milhões de barris no dia. O recorde anterior, de 12 de agosto, era de 10 mil barris a menos.

De acordo com a Petrobras, a marca foi atingida sem comprometer a confiabilidade das instalações e sem riscos para a segurança e o meio ambiente.

Segundo a nota, o volume recorde refinado contribui para a redução da importação de derivados, como a gasolina.”

FONTE (da complementação): Agência Brasil (
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=203150&id_secao=1#.UOxQXuTWJUo
) [Imagem do google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: