quinta-feira, 28 de agosto de 2008

BRASIL DEVE CRESCER MAIS QUE AMÉRICA LATINA EM 2008

Brasil deve crescer mais que América Latina em 2008, diz Cepal

Essa matéria da agência inglesa BBC Brasil foi publicada ontem pelo portal UOL:

“O Brasil deve ultrapassar a média da América Latina e crescer 4,8% em 2008, segundo o "Estudo Econômico da América Latina e Caribe 2007-2008", divulgado nesta quarta-feira pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).

O relatório prevê crescimento médio de 4,7% para a América Latina. Quando considerados apenas os países da América do Sul, a projeção é de crescimento médio de 5,6% em 2008.

Nos últimos quatro anos, o Brasil vinha apresentando crescimento inferior ao da média da América Latina.

Segundo o diretor do escritório da Cepal no Brasil, Renato Baumann, as perspectivas de desempenho "podem ser consideradas razoáveis" mesmo para 2009, quando o Brasil e a América Latina deverão crescer 4%, conforme o estudo.

IMPACTOS

O relatório afirma, no entanto, que é possível que o Brasil enfrente alguns obstáculos neste ano.

Segundo o estudo, "mudanças no cenário externo podem afetar a evolução da balança de pagamentos, o marcado incremento da demanda interna e os preços internacionais dos produtos básicos, cujo aumento contribuiu para elevar a taxa de inflação e modificar a política econômica seguida pelas autoridades".

A PREVISÃO DA CEPAL É QUE A INFLAÇÃO ACUMULADA FIQUE ACIMA DE 5%.

O relatório destaca o aumento no emprego formal e nos salários. Segundo o estudo, os resultados "revelam um ritmo de atividade econômica que permitiu elevar o nível de consumo e estimular o investimento".

A Cepal também ressalta a conquista do grau de investimento, em abril deste ano, que "pode consolidar o acesso a maiores recursos externos".

"No entanto, a gestão da demanda interna exige uma maior coordenação das políticas fiscal e monetária a fim de compatibilizá-las com a oferta interna de bens e serviços e assegurar assim a sustentabilidade do financiamento das importações", diz o relatório."

2 comentários:

Pod papo - Pod música disse...

Eu percebo que o emprego está aumentando mesmo mas, os que já trabalham e não têm aumento ficam com uma sensação de insatisfação, ainda bem que além de aumentar o emprego o salário será melhor também!

Beijinhos!

Unknown disse...

Polêmica,
Obrigada por sua visita. Também percebi essa melhora no Brasil.
Maria Tereza