sexta-feira, 22 de agosto de 2008

POR QUE A GRANDE MÍDIA BRASILEIRA QUER POR A CULPA EM LULA E NÃO NOS AMERICANOS?

Li essa clarividente matéria no Blog do Nassif.

ACIDENTE DA GOL

“O National Geographic Channel apresentou hoje, 16/8/2008, novamente, [pela em´[esima vez] o filme-reportagem a respeito do acidente do vôo 1907 da Gol dia 29/09/2006 com a morte de 154 pessoas.

Claramente, tentaram “livrar a cara” dos pilotos do Legacy pertencente à ExcelAire: o rádio do Legacy, o transponder e o TCAS estavam desligados até o momento do choque com o vôo 1907 e isso não foi enfatizado. Os controladores de vôo em terra foram incriminados, a leitura das telas à frente dos controladores foi esmiuçada, foram mostrados os controladores de vôo encarregados do Legacy e suas declarações, o posicionamento do interruptor do transponder no Legacy foi examinado diante da cogitação de que um piloto pode te-lo desligado inadvertidamente, foi desprezado o fato de que os pilotos do Legacy prosseguiram no nível 370 sem ter a confirmação de Brasília para isso. Eles mesmos enfatizam que tudo o que é feito durante um vôo tem de ser de conhecimento e autorização do controle de vôo.

Explicação: o transponder é uma abreviação de Transmitter-responder. Destina-se a emitir sinais mostrando a equipes de controle de vôo e outros aviões (nesse caso o TCAS dos demais aviões) a sua posição. São dois equipamentos de segurança de vôo (TCAS e transponder) que deveriam funcionar conjugados sem a participação do controle em terra e é esse o erro cometido pelos redatores do filme do National Geographic Channel ao dizer que esses controladores teriam de alertar os pilotos do Legacy de que eles – pilotos do Legacy – não estavam respeitando o plano de vôo que lhes foi entregue em São José dos Campos, antes do início do fatídico vôo, pode ?

Eu fiz questão de visitar um Legacy numa exposição aqui em São Paulo e pedi explicações a respeito do transponder. Vi qual era o botão interruptor e recebi a informação de que esse botão deve ser apertado duas vezes em sequencia rápida para desligar o aparelho. Isso foi criado para evitar o desligamento involuntário.

Logo após o choque do Legacy com o avião da Gol, o TCAS -Traffic Alert and Collision Avoidance System foi religado transmitindo o sinal de emergência, o rádio foi reativado permitindo que os pilotos tomassem conhecimento da base aérea nas proximidades, base da FAB na Serra do Cachimbo, centro-sul do Estado do Pará.

O controle do tráfego aéreo, nesse filme, foi minuciosamente examinado a partir da desculpa dada pelos pilotos do Legacy de que o controlador do tráfego de São José dos Campos tinha-os autorizado a ir até Manaus no nível 370 e eles, sem uma razão plausível, acharam que isso teria sido suficiente para ignorar o plano de vôo que determinava o nível 360 de Brasília a Manaus.

Permitiram-se ignorar o fato de que há REGRAS DE TRÁFEGO AÉREO NO BRASIL E QUE A OBEDIÊNCIA A ELAS É IMPERIOSA E QUE ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA, PODE AUTORIZAR UM VÔO EM DESOBEDIÊNCIA A ESSAS REGRAS.

Por acaso, no chão, um policial de trânsito ou qualquer outra pessoa pode autorizar um motorista a trafegar com seu carro na contra-mão de uma via pública em algum lugar na face deste planeta ? Só na imaginação desses indivíduos que acharam que eram pilotos de jato.

Os pilotos do Legacy não pediram explicações para a estranha mudança de planos, não tiveram a confirmação dessa alteração em Brasília, tentaram infrutiferamente usar o rádio durante uma hora e acharam aceitável não pousar em Brasília para ver o que estava acontecendo prosseguindo o vôo enquanto tentavam decifrar o manual de uso do avião.

Estavam sem possibilidade de comunicação ? Há uma altitude reservada só para isso e isso não é uma idiossincrasia brasileira.

COMPARTILHO COM A CONCEPÇÃO DE QUE OS PILOTOS DO LEGACY TÊM RESPONSABILIDADE NA CAUSA DO ACIDENTE.

Enquanto o rádio do Legacy ainda estava funcionando, os pilotos do Legacy alegaram que não entenderam o que diziam os controladores a respeito da frequencia de rádio a utilizar como se os controladores tivessem que informar a frequencia de rádio a utilizar sendo que essa informação está nos manuais que todo piloto deve ter consigo enquanto está pilotando. Ah, sim ! O inglês dos controladores do vôo é fraquinho, coitados ... A propagação de rádio é ruim no Brasil ... Os gringos não falam nem espanhol e “se metem a balão” pilotando no Brasil sem o devido treinamento nem na língua desse país nem na operação do avião que vieram buscar. Estavam eles estudando, em pleno vôo, os manuais do avião. Equipararam-se ao padre voador que saiu voando erguido por mil balões de festa ... A grande diferença é que o padre voador não matou ninguém.”

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